Ano XIX nº 225 -

 

Marcos Luis Macedo de Santana

Presidente do Sinodonto/SE, Membro da Academia Tiradentes de Odontologia

OPINIÃO - Marcos Luis Macedo de Santana

Edição 225 - 28/07/2016
 

URGENTE: O BRASIL SORRIDENTE DORMINDO COM O INIMIGO

 

A crise econômica e política agrava a situação do SUS e particularmente da Odontologia. Anunciada extinção da Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, deixará a Odontologia (Brasil Sorridente) sem orçamento específico e sem um responsável direto pela Política Nacional de Saúde Bucal na Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério Saúde.

Isso fará com que os recursos financeiros e orçamentários sejam pulverizados no emaranhado de necessidades da Atenção Primaria à Saúde e com que a Odontologia desapareça do planejamento e das discussões da gestão maior no Ministério da Saúde.

Sabemos que a Odontologia brasileira carece de força política para garantir sua existência como Política Nacional de Saúde Bucal. A extinção da Coordenação Nacional de Saúde Bucal traria desdobramentos terríveis com repercussão para todos os Estados e Municípios brasileiros, poria em risco a existência das coordenações estaduais e municipais,e até a permanência de programas como o PMAQ e outros e mergulharia a Odontologia Pública na escuridão sem rumo nem identidade dentro do SUS.

Urgentemente devem todas as Entidades Nacionais, Estaduais e Municipais da Odontologia, as nossas Autarquias CFO/CROS, a Academia, os Sindicatos, Federações e todos os dentistas, estudantes e demais cidadãos de bem declarar guerra pela salvação da Odontologia Pública (SUS) e da Política Nacional de Saúde Bucal. Esta medida deve ser feita em grandes manifestações, em notas publicas, manifestos e o que mais for necessário, direcionada ao presidente da Republica, ao ministro da Saúde, ao Congresso Nacional e seus parlamentares, aos órgãos de Defesa do Consumidor, Ministério Público da Saúde, Conselho Nacional de Saúde.

Este país está às vésperas de, ao extinguir a Coordenação Nacional de Saúde Bucal, cometer um estelionato contra os milhares de dentistas e de alunos dos cursos de Odontologia do Brasil e contra os milhões de usuários da população brasileira que estará fadada a não ter mais uma Política de Saúde Bucal e de Atenção à Saúde Oral. Isto em um país que adotou um Sistema Universal de Saúde.

Aracaju, SE, 28/07/2016

 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels