Ano X nº 146 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


95º Congresso da Academia Americana de Periodontia é destaque de 2009 nos EUA

Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes*

A cidade de Boston  (EUA) promoveu a última edição do Congresso Americano de Periodontia (95th AAP Annual Meeting), de 12 a 15 de setembro de 2009.

Apesar dos efeitos gerados pela crise financeira, muita inovação e novas perspectivas, puderam ser vistas nas principais conferências, treinamentos práticos e na feira comercial desse tradicional encontro anual. 

Momentos antes de me dirigir, pela primeira vez, a um dos mais belos centros de convenção dos Estados Unidos, pude observar toda a pujança e a força de organização da Academia Americana de Periodontia. Uma matéria jornalística, na rede de televisão CBS, apresentava uma belíssima resenha, com 25 minutos de duração, sobre a importância da Periodontia para a qualidade de vida. Toda a matéria valorizou o trabalho de educação e toda a exaltação à promoção de saúde praticada pela AAP e pelos profissionais da Odontologia daquela nação.

A estratégia de trazer a Periodontia para a discussão, além das fronteiras acadêmicas, ou do ambiente clínico, eleva o assunto a uma condição de fundamental importância à rotina de vida das pessoas, tal qual a economia doméstica, a cultura ou outros tópicos de repercussão para o cotidiano de cada cidadão.

Ao chegar ao Boston Convention & Exhibition Center para a cerimônia de abertura, tive mais uma visão da dimensão mundial atingida pela AAP. A diversidade étnica e cultural dos participantes demonstrava que a Academia Americana de Periodontia é, cada vez mais, uma das maiores representações globais da Odontologia especializada. 

Em uma conversa reservada com o Dr. David Cochran (presidente da AAP), fui informado de que 23% dos associados da AAP e mais de 40% dos participantes daquele evento eram de fora dos Estados Unidos – o que retrata a dimensão da internacionalização daquela casa. Como vice – presidente da SOBRAPE constatei, com enorme felicidade, que a nossa entidade é conhecida e respeitada pelos colegas da diretoria da AAP que exaltaram nosso trabalho, em comum, para o engrandecimento da Periodontia.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da AAP reiterou a compreensão consensual de que a doença periodontal representa uma das manifestações inflamatórias mais observadas na rotina dos consultórios odontológicos e na realidade de vida das pessoas – o que reforça o trabalho da prevenção e do controle desse problema, começando pela educação.

A compreensão de que processos inflamatórios de longa duração representam risco à saúde, estimulou a redação de um texto científico de consenso publicado pelos periódicos mais importantes da Academia Americana de Periodontia e da Associação de Cardiologia dos Estados Unidos. 

A repercussão desse trabalho foi tão grande  a ponto estimular as entidades médicas a requisitarem a presença dos periodontistas americanos em alguns dos principais fóruns de discussão sobre saúde, no desenvolvimento das novas linhas de pesquisa compartilhada e em outros projetos para o segmento educacional.

A recíproca também é verdadeira. Prova disso foi a presença de um dos maiores nomes da cardiologia mundial, o Dr. Paul Ridker (eleito pela Revista Newsweek como uma das 100 maiores personalidades do mundo, em 2009), para a cerimônia de abertura e palestra inaugural do grande evento.

A apresentação do Dr. Ridker não poderia ser melhor. Durante os 45 minutos em que pudemos compartilhar do seu conhecimento, ele abordou o atual estágio das evidências sobre o relacionamento entre a doença cardiovascular e a doença periodontal, enfatizando os caminhos que conduzem a maior interação entre nossas respectivas áreas.

Para o cardiologista, tal fato somado a outras situações de risco à saúde, cogitadas à partir da presença da doença periodontal, justificam a preocupação em prevenir e controlar esse problema bucal – como forma de promover a qualidade de vida para toda a população.

O trabalho desenvolvido pela AAP no evento paralelo, direcionado para higienistas, deve servir de modelo para entidades como a nossa SOBRAPE e outras instituições de classe, visando a construção de uma nova perspectiva para o controle clínico da saúde bucal e o aprimoramento da cobertura da Odontologia a serviço da população.

Sob o ponto de vista científico, cabe destacar o novo enfoque voltado à exaltação da repercussão da nutrição e da alimentação para a saúde bucal e periodontal. O tema foi apresentado pelo Dr. Ken Kornman e mostra uma nova página aberta pela AAP para a atualização científica, desenvolvimento mercadológico e como rumo a uma série de pesquisas científicas que irão surgir nos próximos anos.

A Feira Comercial foi de excelente nível. O espaço conjunto com a área de alimentação permite que os congressistas estejam em contato frequente com as novidades e as novas perspectivas tecnológicas exaltadas pelo segmento comercial - que investe grandes montantes para esse evento.

O Fórum de Discussão Clínica, coordenado pelo Dr. Pierpaolo Corteline, foi eficiente ao destacar os limites e os conflitos nos planejamentos clínicos em que vivenciamos o dilema sobre manter dentes, periodontalmente comprometidos, ou substituí-los por implantes.

Os palestrante e participantes (que usufruíram de um controle remoto individual para definir suas opções frente ao tema proposto, com resultados eletronicamente tabulados e apresentados de imediato), deixaram claro que o senso critico em se optar por um ou outro tratamento deve levar em consideração o valor dos dentes e as perspectivas cada vez melhores para a manutenção dos elementos dentários.

É consenso que a evolução do conhecimento em Periodontia, para as terapias básicas e regenerativas, proporciona uma maior preservação dos dentes em relação à indicação de substituição pelos implantes e que isso deve ser levado em conta no planejamento clínico dos tratamentos dentários. 

O Brasil mereceu grande destaque no evento. Na mostra de trabalhos científicos, que leva o nome do histórico Dr. Balint Orban, nossos colegas da disciplina de Periodontia da FO-USP classificaram um trabalho entre o seleto grupo dos 8 melhores, ao lado de pesquisas oriundas de Harvard, Cambridge, NYU e de outras grandes escolas de Odontologia do mundo.

Ainda nesse tópico, cabe registrar a felicidade do presidente da AAP perante a qualidade e a quantidade dos novos trabalhos enviados pelo Brasil para a publicação no Journal Periodontology. O Dr. Cochran se disse impressionado com a qualidade da nossa Odontologia e da pesquisa brasileira nesse segmento. Isso é uma pequena amostra do reconhecimento de que o Brasil tem uma perspectiva, das mais brilhantes, se aprimorar os investimentos em ciência e tecnologia.

Além de toda a oportunidade de reciclagem e educação, é inegável o valor turístico dessa grande cidade americana. Localizada na costa leste dos Estados Unidos, Boston é uma cidade que mescla – como poucas – o velho e o novo. A qualidade da preservação da histórica do país, somada ao grande número de ótimas universidades e a sua vocação

esportiva, cultural e gastronômica - fazem dessa cidade um ponto imperdível para quem pretende conhecer mais sobre o que se produz de melhor naquele país.

Em 2010 o AAP Meeting irá ocorrer no Havaí e as informações sobre esse evento já estão à disposição no www.perio.org. Em época de dólar baixo, essa pode ser uma grande dica de atualização científica somada ao justo lazer e entretenimento que todos nós merecemos.

 

* Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE). O Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes viajou e se inscreveu para o AAP Annual Meeting de 2009  com recursos próprios e voluntariamente escreveu esse texto para o Jornal do Site Odonto.

e-mail: clinicabuenomoraes@terra.com.br

Ed146 23/10/2009

 

Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.