Ano XX nº 237 -
 
 

Geninho Thomé

Geninho Thomé é presidente científico e do conselho de administração da Neodent. 

ARTIGO - GENINHO THOMÉ

 

 

A evolução da implantodontia
no Brasil está acompanhada da simplificação da técnica

 

A implantodontia moderna, que utiliza o titânio na fabricação de implantes dentários e objetiva a osseointegração, começou no Brasil na década de 80. Até então, os implantes apresentavam muitas falhas e tinham baixa durabilidade. Quando se perdia um implante, era perdido o osso também, e com isso inviabilizava uma reinstalação. Depois de superada essa dificuldade, foi preciso quebrar o paradigma de que os implantes não provocam rejeição, e tratava-se de um procedimento seguro e confiável, além de trazer benefícios ao paciente em longo prazo.

 No início, os implantodontistas tinham muita dificuldade para obter conhecimento, pois para aprender novos conceitos era necessário sair do País. Com isso, a Neodent iniciou um trabalho de pesquisa e desenvolvimento que tinha como objetivo desenhos mais apropriados de implantes. Desde o princípio, visamos a técnica da carga imediata e a estabilidade primária dos implantes dentários. O objetivo era ter desenhos de implantes adequados para cada biótipo ósseo, um modelo para osso tipo I e II e, outro, para osso tipo III e IV. No entanto, como ainda não tínhamos máquinas que pudessem fabricar um implante com boa qualidade, tivemos de importá-las. Para esse desafio, foi feito um grande investimento, sem incentivo, com o objetivo de sair de uma produção artesanal para uma produção com segurança e repetitividade de processo.

 Nas duas últimas décadas houve uma socialização dos conhecimentos científicos, cirúrgicos e de planejamento - transformando a implantodontia e desmistificando a ideia de que seria uma técnica que poucos profissionais teriam o domínio.

 Um dos principais desafios nesse ramo da Odontologia era vender a técnica. Os implantes eram fabricados fora do Brasil e chegavam aqui com um custo muito elevado, sendo necessário despender um tempo para expor ao paciente uma opção de tratamento onerosa, porém, com um custo-benefício positivo. Era preciso sair de uma prótese total, móvel, para uma prótese fixa implantossuportada, sem desconforto, com maior segurança e estabilidade em boca.

Esta evolução também foi acompanhada da simplificação técnica. No início, tínhamos de fazer duas ou três cirurgias para uma reabilitação de arco total. Primeiro, era realizada a extração dos dentes. Após a regeneração do alvéolo, instalavam-se os implantes que permaneciam submucosos de quatro a seis meses, os quais eram expostos em nova cirurgia – dando-se o início à parte da protética. Atualmente, o mesmo processo é feito em uma única cirurgia.  A extração dentária, seguida de instalação do implante e confecção da prótese imediata simplificou muito o tratamento reabilitador, diminuiu o tempo de espera e trouxe ao paciente um conforto maior.

 As maiores vantagens de hoje são as cirurgias minimamente invasivas, sem necessidade de incisões ou suturas - as quais podem ser acompanhadas de próteses fabricadas com a técnica do CAD/CAM, que possuem precisão absoluta e excelente adaptação. Com a técnica atual da cirurgia guiada, o paciente pode ser imediatamente reabilitado e, no dia seguinte, está sem dor, sem inchaço e retornando às suas atividades. Assegurando, ainda nos primeiros momentos, o sorriso - melhorando a autoestima e a qualidade de vida.

 Quando o assunto é a reabilitação total, a tendência mundial atual é instalar um número de implantes cada vez menor. No passado, eram necessários entre seis e oito para reabilitar uma maxila. Hoje, quando as condições anatômicas permitem, é possível reabilitar de forma que o paciente tenha todos os dentes (próteses implantossuportadas) individualizadas, porém, seguindo a tendência atual da reabilitação, tanto do arco superior quanto inferior, de instalar quatro implantes para uma prótese total fixa implantossuportada, que unem todos os dentes entre si. 

 Para atender essa nova solicitação de mercado, tivemos que desenvolver implantes e componentes mais resistentes, capazes de suportar cargas cada vez maiores. Os implantes e componentes sofreram uma modificação geral, aumentando a resistência, com o objetivo de alcançar segurança e longevidade do sistema que, na grande maioria dos casos, permanece em função por 50-60 anos.

 Os implantes que desenvolvemos aqui no Brasil têm os mesmos padrões de qualidade que os internacionais. Contamos com matéria-prima e máquinas importadas de alta qualidade, além de uma equipe preparada na produção, no controle de qualidade e gerenciando de possíveis fatores de risco. E com equipes preparadas e que buscam fazer cada vez melhor, exercendo a prática diária em busca da excelência, da qualidade e do desenvolvimento com objetivo final no bem-estar do paciente. Para desenvolvê-los foi preciso associar bons engenheiros à experiência prática clínica e os conhecimentos acadêmicos às necessidades mecânicas e biológicas dos pacientes com o propósito de obter uma execução fácil da técnica.  A consequência é a praticidade e o conforto tanto para o dentista como ao paciente.

 A evolução faz parte do dia a dia e é um processo dinâmico. Não podemos pensar que um implante desenvolvido há 30 anos atenda a todas as necessidades atuais. Temos de evoluir sempre! Adequando os implantes para as novas técnicas, para beneficiar tanto o profissional quanto o paciente. O futuro da implantodontia brasileira, assim como da mundial, é o fluxo digital. Temos um trabalho bastante árduo de conscientização para que os profissionais possam usufruir de todos os benefícios dessa técnica. A implantodontia brasileira é bastante conceituada, temos profissionais com bom preparo, criativos e capazes de aplicar técnicas alternativas de acordo com necessidade de cada caso. O trabalho é de atualização e educação constantes para que possamos manter nossa posição de vanguarda na implantodontia mundial.


 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels