Ano XX nº 232 -
 
 

Artigo - Mary Caroline Skelton Macedo*

Edição 239 - 20/09/2017

O tabagismo combatido
da maneira inadequada


(Foto: Pixabay)

Esses dias foi motivo de entrevista com especialistas a questão do cigarro eletrônico para combater os problemas relacionados ao tabagismo com fumo tradicional. As observações são muito preocupantes! O cigarro eletrônico tem tanto estudos exaltando seu benefício quanto dizendo que não é bem assim o resultado que ele induz. E a indústria tabagista, para não perder seu filão de mercado, incentiva o que for necessário para que os jovens (que são os mais afetados) sejam envoltos pela imagem de que quem fuma é um cara “descolado”, mantendo o incentivo a quaisquer mecanismos que mantenham o cidadão refém de um vício fatal.

Bem, a questão de fundo não deveria ser se o cigarro eletrônico mata ou não, se tem benefícios quando comparado ao cigarro de fumo ou não, MAS o que se deveria focar é o vício em si! Tudo o que vicia é maligno: rouba do indivíduo a sua capacidade de dizer “não” na hora certa, de ter suas faculdades mentais plenas para fazer suas próprias escolhas. Todo vício vende o nosso livre arbítrio a outrem, cujos interesses podem ser inúmeros, mas efetivamente não são saudáveis e muito menos altruístas. O problema não está em se substituir um vício por outro: está em vencer o vício!

O cigarro mata: isso está comprovado por inúmeros artigos científicos, dos mais criteriosos aos menos metodológicos. Essa é a maior causa para os cânceres: precisamos encarar esse fato!

Não troque um vício por outro: o que está em jogo é o seu poder de decisão! Decida por se livrar de qualquer vício que roube o exercício de seu livre arbítrio: pare de fumar e encare as consequências de ter fumado até hoje com seriedade.

Sua saúde agradece; seu semelhante e o meio ambiente também!

 

Profa. Dra. Mary Caroline
Skelton Macedo

Maine Skelton é professora doutora de Endodontia e de Teleodontologia na FO-USP. Mestre e Doutorado em Endodontia pela FO-USP e Pós-doutorado em Teleodontologia pela FMUSP.

 
 

 

 

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels