Cadastre seu e-mail

 
Ano XI nº 185 -
 

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

Paulo Capel Narvai
Cirurgião-Dentista Sanitarista. Especialista, Mestre, Doutor e Livre Docente em Saúde Pública. Professor Titular de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Autor de ‘Odontologia e saúde Bucal Coletiva’ (Ed.Santos) e de ‘Saúde Bucal no Brasil: Muito Além do Céu da Boca’ (Ed.Fiocruz).

ARTIGO - PAULO CAPEL NARVAI

Edição 173 - 05/01/2011

 

Meu sorriso do ano - 2012


Paulo Capel Narvai

Sorrisos há de todos os tipos e o tempo não muda isso. O sorriso amarelo, por exemplo, é muito frequente em anos de eleições, pois as urnas (e os eleitores, por certo) costumam transformar em fumaça mandatos tidos como certos. Em 2012 não foi diferente e, em outubro, sorrisos amarelos brotaram das urnas em todos os quadrantes brasileiros. Vários sorrisos amarelos me foram indicados pelos amigos e amigas que me ajudam a, em todos os anos, eleger o ganhador do Prêmio Meu Sorriso do Ano. Mas não quero tripudiar sobre derrotas eleitorais. São cruéis e os que foram em busca de mandatos populares, merecem que respeitemos seus sorrisos amarelos. A propósito de eleições, claro que, uma vez mais, amigos e amigas sugeriram que, em 2012, o vencedor fosse o Lula.

Dentre os nomes mencionados para o Prêmio deste ano, surgiram com força os de: 1) Barack Obama, que além de conquistar a reeleição, lutou até as últimas horas de 2012 para convencer os congressistas dos Estados Unidos de que seu projeto para evitar o abismo fiscal deveria ser aprovado; 2) Fernando Haddad, pois desqualificado pelos opositores como “um poste”, conquistou mais de 1 milhão de 700 mil votos em 7 de outubro, dia do primeiro turno das eleições paulistanas, e praticamente dobrou esse número três semanas depois, quando obteve mais de 3 milhões e 350 mil votos, elegendo-se prefeito da maior cidade do País em 28 de outubro. Naquela noite foi impossível saber quem sorria mais, ele ou a esposa e filhos; 3) Joaquim Barbosa, porque, para muitos, é “o Pelé do Planalto”, e segue firme. Depois de tudo, assumiu a Presidência do máximo Tribunal brasileiro. Barbosa foi indicado por um expressivo número de amigos e amigas. Ele passa a imagem de que “teve que superar muitos obstáculos para chegar onde chegou, sendo um grande representante do cidadão brasileiro” e de que “ainda há justiça neste país e alguém luta por ela”; 4) Tite, porque soube dar a volta por cima. Depois do fiasco da eliminação da Copa Libertadores da América em 2011, Tite conseguiu se manter firme no cargo de técnico do Corinthians, manteve o time, se manteve no comando, e conquistou em 2012 o cobiçadíssimo título de campeão invicto da Libertadores da América. Em dezembro, no Japão, levou o clube paulistano ao bicampeonato mundial de futebol. Foi o que bastou para eu receber uma enxurrada de votos a favor de Tite para o Prêmio Meu Sorriso do Ano 2012. A tônica dos comentários pode ser resumida nos seguintes: “Quem resiste e não se abate vira campeão”, “é o maior promotor de sorrisos do mundo!”; 5) Marcos, o goleito do Palmeiras, que fez em 2012 seu jogo de despedida da carreira, também foi lembrado por amigos e amigas para o Prêmio deste ano; 6) Mariano Rajoy, o “presidente del gobierno”, da Espanha, entrou na lista na categoria “Sorriso Tétrico”, pois seu primeiro ato ao tomar posse no Executivo espanhol foi acabar com o direito universal à saúde naquele país, colocando-se de joelhos para os bancos que mandam no Euro, ou seja, na União Europeia. Depois veio o resto, como os bancos espanhóis desalojarem, apenas em dezembro, em média 500 famílias por dia, por atrasos nos pagamentos das prestações da casa própria. Genial esse “señor” Rajoy, não? Cada vez que o sujeito sorri eu sinto um frio na espinha...

Mas, amigos, quem ficou com o Prêmio Meu Sorriso do Ano 2012 foi o Oscar Niemeyer. Na consulta aos meus amigos e amigas, o arquiteto das curvas recebeu dois de cada três votos. Muitos mencionaram a forma serena e generosa com que sorria e houve quem chamasse a atenção para o fato de que “parece que ele sorria também com os olhos”. E eu me dei conta de que é verdade isso: quando sorrimos, nossos olhos sorriem. Leitor, leitora, repare nisso. Para mim, foi mais uma lição proporcionada por Niemeyer. Quando o arquiteto morreu, foram inúmeros os comentários e reproduções de suas falas nas redes sociais. Mas, dentre os meus amigos e amigas que o indicaram para ganhar o Prêmio em 2012, houve destaque para o fato de que aliava “competência e humildade”, duas qualidades que nem sempre andam juntas, e que “deslumbramento, encantamento, surpresa, liberdade, alegria, entram pelos olhos com a visão das curvas amplas e geniais de suas obras” e também “porque além da sua arte que será eterna, não titubeava nas questões essenciais e se assumia um radical”.

Além disso tudo, um detalhe importante (para mim, pois isso não altera em absolutamente nada a brilhante e internacionalmente reconhecida biografia desse carioca genial): desde que, com o estímulo de amigos, criei o Prêmio Meu Sorriso do Ano, ninguém recebeu o prêmio duas vezes. Mas isso está acontecendo neste ano, pois ao fazer 100 anos o velho Oscar havia galardoado. Então, fica assim: Oscar Niemeyer, falecido em 2012, leva o Prêmio, numa espécie de Bissorriso do Ano.


____________________
 

Paulo Capel Narvai
Cirurgião-Dentista Sanitarista. Especialista, Mestre, Doutor e Livre Docente em Saúde Pública. Professor Titular de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Autor de ‘Odontologia e saúde Bucal Coletiva’ (Ed.Santos) e de ‘Saúde Bucal no Brasil: Muito Além do Céu da Boca’ (Ed.Fiocruz).
 

 

 

 

 

 

VEJA MAIS ARTIGOS

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels