Ano X nº 146 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


  

Primeiros brasileiros eram sedentários, sugerem pesquisas

Dados de escavações feitas em Minas Gerais mostram que os paleoíndios utilizam bastante os recursos vegetais e preferiam caças médias e pequenas.

Pesquisadores da USP estão traçando um quadro surpreendente da organização social dos primeiros seres humanos a povoar o Brasil. Dados de escavações em Minas Gerais sugerem que esses paleoíndios, como são conhecidos, eram membros de uma população densa e sedentária, que utilizava de forma intensiva os recursos vegetais do Brasil Central a partir de uns 10 mil anos atrás.

Os dados estão em artigo na revista científica "Journal of Archaeological Science" e também no livro "Lapa das Boleiras", a ser publicado em breve pela editora Annablume. O quadro "acaba com essa imagem de poucos indivíduos extremamente nômades perambulando pelo cerrado", disse à Folha o arqueólogo Astolfo Araújo, que organizou a obra junto com o bioantropólogo Walter Neves. Segundo ele, a ocupação densa é um padrão recorrente, que aparece no sítio de Lapa das Boleiras e em outros abrigos rochosos da região de Lagoa Santa (MG).

Uma das chaves para essa estimativa é o acúmulo surpreendentemente espesso de cinzas nos sítios arqueológicos, abrangendo um período de mais ou menos três milênios. Além disso, há abundância de enterros nesses locais, bem como o uso de matérias-primas obtidas apenas localmente. "Essas coisas são indícios de territorialidade", diz Araújo.

Os dados também indicam que, em vez de caçar grandes mamíferos, como seus colegas da América do Norte, os paleoíndios mineiros preferiam caça média e pequena e, principalmente, recursos vegetais. "O trabalho do Walter [Neves] mostra um índice de cáries de quem consumia muito carboidrato, parecido com o de agricultores", afirmou o arqueólogo. Esse povo pode ter aproveitado uma fase climática úmida para prosperar.

 

Fonte: Folha de São Paulo

 

 

Veja mais notícias em CORPO&CUCA

 

Ed 146 - 07/10/2009


Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito