Ano X nº 144 -

Últimas Notícias

Artigos/Crônicas

Bastidores

Cash

Corpo&Cuca

Editorial

Empresas

Lazer&Cia

Mural/Cartas

Na Rede

Pesquisa&Tecnologia

Profissão

Saúde

Saúde Bucal

3º Setor

Utilidade Pública

SERVIÇOS

Anuncie

Expediente

Fale com o JSO

Arquivo JSO

Legislação

Estatística

LINKS ÚTEIS

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens


Brasil consome 800 mil implantes dentários por ano

Os últimos avanços em Implantodontia, área da Odontologia que cresce bastante no Brasil, tanto na indústria nacional quanto na oferta e procura por tratamentos, serão apresentadas no Congresso Osseointegração – 20 Anos da Experiência Brasileira, que acontece de 3 a 5 de setembro, no Anhembi, São Paulo. Evento também comemora os 20 anos da chegada ao País da técnica de colocação dos implantes

 A procura por tratamentos com implantes odontológicos vem crescendo no Brasil: 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são consumidos por ano no País, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo). E 90% deste mercado é atendido pela própria indústria nacional, que vem crescendo, investindo em tecnologia e já exporta para diversos países.

O bom desempenho da indústria brasileira coloca no mercado produtos de qualidade e de custo mais baixo, barateando o tratamento e tornando-o acessível a mais pessoas. O aumento na demanda pela reabilitação oral com implantes também pode ser verificado pelo crescente número de especialistas para atendê-la: entre 2004 e 2008 o número de novos implantodontistas por ano cresceu cerca de 260% - no início do período, 287 novos especialistas foram registrados, e no ano passado o número pulou para 748 (dados do Conselho Federal de Odontologia - CFO).

Além disso, a boa fase da economia brasileira e as novas formas de crédito e financiamento para tratamentos odontológicos também têm possibilitado que mais pessoas tenham acesso a eles.

Implantodontia de alto nível - A indústria brasileira em implantes e próteses dentárias, assim como os cirurgiões-dentistas brasileiros, tem acompanhado os avanços nas técnicas e procedimentos na área. O que há de mais atual em Implantodontia será apresentado na programação científica e na exposição comercial do Congresso Osseointegração – 20 Anos da Experiência Brasileira, que acontece de 3 a 5 de setembro, no Anhembi, em São Paulo.

Dentre as evoluções mais recentes estão as novas tecnologias de diagnóstico por imagem, que fornecem imagens tridimensionais e ricas em detalhes da anatomia do paciente; cirurgia sem cortes e sem pontos na gengiva; planejamento virtual da cirurgia; próteses dentárias idênticas ao dente natural e muito resistentes; implantes com desenhos e superfícies diferenciados que aprimoram os procedimentos, entre outros.

A exposição vai reunir mais de 40 empresas, nacionais e internacionais. A programação do congresso conta ainda com o Centro de Tecnologia Aplicada, espaço em que serão apresentadas as tendências e aplicabilidades de sistemas desenvolvidos por empresas nacionais e internacionais.

Implantes especiais - P.I. Brånemark - Um dos destaques da exposição são os implantes mais modernos, desenvolvidos para melhorar os resultados e atender às diferentes necessidades dos pacientes. A P.I. Brånemark, marca internacional, mas com sede e produção no Brasil, vai lançar no evento os Implantes Funcionais. A empresa comercializa as peças desenvolvidas e patenteadas pelo descobridor do princípio da união perfeita entre o osso e o titânio - a osseintegração -, que permite a colocação dos implantes dentários, feitos deste metal, o pesquisador sueco Per-Ingvar Brånemark.

As características específicas dos Implantes Funcionais – como as superfícies micro e nanoestruturadas - melhoram o contato interfacial osso-implante no estágio inicial de cicatrização, favorecendo ainda mais a osseointegração e aumentando sua estabilidade primária, ou seja, ele se adapta ao osso mais rápida e satisfatoriamente. Os Implantes Funcionais são indicados para instalação em ossos de diferentes densidades e características, incluindo áreas reconstruídas com enxertos ósseos e para aplicação da técnica de função imediata (quando o paciente pode mastigar imediatamente após a colocação do implante).

Segundo a P.I. Brånemark, estudos científicos mostram que seus implantes têm alto índice de sucesso, entre 96% e 98%.

SIN - Outra empresa participante do congresso, a fabricante brasileira SIN – Sistema de Implante, também está lançando dois novos implantes: o Revolution Compact e o Strong SW. O primeiro faz parte de uma linha de implantes curtos desenvolvidos para o tratamento seguro de pacientes com pouca quantidade óssea mandibular ou maxilar, evitando em muitos casos a cirurgia para enxerto ósseo.

O Strong SW tem roscas com desenho diferenciado, que permitem que ele seja inserido no osso de forma mais fácil e rápida e ainda ampliam sua estabilidade primária, tornando-o indicado para procedimentos de função imediata. A estrutura do implante também promove melhor cicatrização do osso e da gengiva em torno da peça. Os implantes da SIN têm sua superfície tratada com duplo ataque ácido, que estimula o crescimento do osso em torno dele e potencializa a osseointegração.

Comemoração científica -  O Congresso Osseointegração – 20 Anos da Experiência Brasileira vai comemorar com ciência a chegada ao Brasil da técnica que revolucionou a Odontologia permitindo a colocação dos implantes dentários. A osseointegração é o princípio de união perfeita e sem rejeição do metal titânio, usado nos implantes, ao osso. A descoberta do princípio foi feita há 44 anos pelo pesquisador sueco Per Ingvar Brånemark, que é presidente de honra do evento.

Há 20 anos voltavam ao Brasil os primeiros dentistas que aprenderam a técnica da osseointegração e os procedimentos cirúrgicos para colocação de implantes na Suécia e Estados Unidos. Entre eles estava o cirurgião-dentista Laércio Vasconcelos, presidente do congresso, entre outros ministradores do evento.

Ao todo serão mais de 60 palestrantes, 11 deles internacionais: Niklaus Lang; Irena Sailer; Roland Glauser (Suíça); Ady Palti (Alemanha); Tomas Albrektsson; Björn Klinge (Suécia); Nitzan Bichacho (Israel); Matteo Chiapasco; Luigi Canullo (Itália); George Watzek (Áustria) e Franck Renouard (França).

No time dos brasileiros alguns dos nomes são: Carlos Eduardo Francischone; Mario Groisman; Antônio Vicente Souza Pinto; César Arita; Wilson Sendik; Paulo Perri de Carvalho; Julio Cezar Sá Ferreira; Sebastião Alves Ribeiro; Hugo Nary Filho.

 

Osseointegração – 20 Anos da Experiência Brasileira

Data: 3 a 5 de setembro de 2009

Local: Palácio de Convenções do Anhembi – São Paulo

Mais informações: (+11) 2168.3400 e www.implantnews.com.br/20anos

 

Ed. 144 - 260809

Copyright © 1999 Edita Comunicação.Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito