Ano XIX nº 223 -

Edição 223 -17/05/2016

 

SANTO ANDRÉ (SP), DIA 21 MAIO:

Sorria para a Vida 2016: ABCD faz campanha gratuita

de prevenção de câncer bucal e HPV, na cidade,

no próximo sábado, junto com o Sesi, na Ação Global

 

Para tentar reduzir o triste índice de 5 mil brasileiros que morrem a cada ano por causa de câncer bucal, a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) realiza na cidade de Santo André (SP), no próximo sábado, dia 21 de maio, mais uma ação da Campanha de Prevenção de Câncer Bucal Sorria para a Vida – Boca Saudável, Corpo Saudável. O câncer bucal é uma doença silenciosa e grave, que atinge cerca de 15 mil brasileiros por ano. Mas, com diagnóstico precoce, é possível curar até 90% dos pacientes.

É por isso que a ABCD realiza, no próximo sábado, 21de maio, em Santo André (SP), mais uma ação da sua campanha anual Sorria para a Vida - Boca Saudável, Corpo Saudável - de prevenção de câncer bucal e HPV. A campanha se preocupa inclusive com jovens, faixa etária onde a incidência da doença tem crescido de forma alarmante – cerca de 300% nos últimos 10 anos - devido à infecção por HPV contraída por contato sexual desprotegido. O cirurgião-dentista é o profissional mais habilitado a fazer o diagnóstico precoce de câncer bucal.

 

Exame é rápido, seguro e indolor

A Ação da ABCD será realizada das 9h às 17 horas dentro da Ação Global, projeto no Sesi Santo André, Praça Dr. Armando Arruda Pereira, 100, na parada de trem da CPTM Prefeito Saladino. O projeto Ação Global é uma parceria da TV Globo - Sesi.

Nesse local, em uma odontovan, cirurgiões-dentistas voluntários farão os exames da população. O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro e qualquer pessoa Qualquer pessoa pode participar, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes. Além dos exames, os voluntários orientam a população e distribuem folhetos explicativos.

As pessoas com lesões suspeitas serão encaminhadas para biópsia. Se o diagnóstico for confirmado, o paciente será encaminhado para tratamento. A expectativa dos organizadores é atender cerca de 300 pessoas.

 

ABCD: 26 ações em todo o Brasil, em 2016

Com previsão de realizar 26 ações durante este ano em diferentes localidades do País, a campanha da ABCD começa sempre no Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março. Nesse dia, a campanha é realizada em todo o mundo pela Federação Dentária Internacional (FDI) em parceria com organizações dentárias de mais de 150 países. “A ABCD é a entidade que representa oficialmente o Brasil na FDI, como país membro, congregando 273 mil cirurgiões-dentistas brasileiros, que representam cerca de ¼ de todos os profissionais do mundo”, explica o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto.

Em 2016 Já foram realizadas ações em Limeira e Jaboticabal, cidades no interior de São Paulo. Outras ações já estão programadas para o interior paulista: Santos (30/5);Jundiaí (11/6);Ribeirão Preto (10/8); São Roque (13/8);, Taubaté e Indaiatuba. Na capital paulista haverá uma ação dia 18/6 no bairro de Vila Formosa.

 

DADOS SOBRE CÂNCER BUCAL E HPV

Sorriso como indicador de saúde geral - O tema de 2016 é Tudo Começa Aqui: Boca Saudável, Corpo Saudável, inserindo o sorriso com saúde como indicador de saúde geral. Além de focar o principal grupo de risco da doença, que são homens e mulheres adultos, fumantes ou alcoolistas, a ABCD reforça na campanha a atenção para jovens que nunca fumaram ou beberam, mas que estão em uma faixa etária que tem apresentado grande aumento de incidência de câncer bucal por causa de contato sexual intenso e desprotegido, que leva à infecção pelo papiloma vírus (HPV), e pode dar origem ao câncer bucal. O Brasil tem a terceira maior incidência de câncer bucal do mundo, atrás apenas da Índia e da República Tcheca.

O slogan deste ano também traz em sua conotação o momento de celebrar os benefícios da saúde bucal e da importância da higiene bucal na saúde integral, em todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos. O conceito ainda chama a atenção para as inúmeras doenças sistêmicas que têm a boca como porta de entrada e como a preservação da saúde e do bem-estar também está associada à preservação da saúde bucal.

HPV: um novo inimigo e mais agressivo - O câncer de cabeça e pescoço, antes comum em idosos com próteses dentárias mal adaptadas e homens com 50 anos ou mais, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas em excesso, apresenta agora crescimento rápido de incidência entre pessoas mais jovens, entre 35 e 45 anos, com hábitos saudáveis; não usam próteses dentárias não fumam, não bebem ou bebem pouco. A questão tem gerado muita preocupação na área da saúde.  Especialistas e pesquisadores perceberam que, nesses casos, os tumores foram ocasionados por um novo fator: o papiloma vírus, popularmente conhecido como HPV. A falta de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre essa faixa etária, de 35 a 45 anos, tem causado o aumento de casos de câncer de cabeça e pescoço como, por exemplo, boca, língua, garganta, faringe e laringe.

Adolescentes na mira - A população mais jovem, ainda adolescente, que tem uma vida sexual ativa, múltiplos parceiros e contatos sexuais sem proteção, por falta de conscientização, também está no grupo de risco de incidência do HPV e, consequentemente, de casos da doença.

O HPV provoca tumores especialmente na parte posterior da boca (orofaringe, amígdalas e as áreas da base da língua) e, muitas vezes não produz lesões visíveis ou descolorações, que têm sido historicamente os sinais de alerta precoce do processo da doença.

HPV age rapidamente e se multiplica... “Enquanto os danos nocivos do tabaco exigem uma exposição prolongada ao produto, de 15 a 30 anos para desenvolver uma lesão cancerígena, o HPV age muito rapidamente”, alerta Sílvio Cecchetto, presidente da ABCD.

Estudo publicado pelo Hospital A.C.Camargo na revista científica International Journal of Cancer aponta que 32% dos tumores de boca em jovens têm associação com o HPV. Além disso, em amígdala, até 80% dos casos estão associados ao vírus. Há dez anos, essa associação existia em apenas 25% dos casos, ou seja, houve um crescimento superior a 300%, números que justificam a cobertura da prevenção também para o público jovem.

... e basta o contato sexual - A prevenção da doença é bastante simples. Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de tabaco, em qualquer uma das inúmeras formas comercializadas. Outro cuidado essencial e fazer uso de proteção durante os contatos sexuais, mesmo que não haja relação sexual, um alerta importante para os adolescentes. Na literatura médico-odontológica há descrição de tumores cancerígenos de boca e pescoço causados por HPV em jovens que nunca tiveram relações sexuais. A vacinação completa contra o HPV é outro fator de prevenção muito importante. Consultar um cirurgião-dentista regularmente deve fazer parte das medidas preventivas porque esse profissional é o mais treinado a detectar precocemente lesões cancerígenas na boca e na garganta.

São também importantes as condições de ter uma alimentação saudável; ter uma boa higiene bucal; manter próteses dentárias sempre em bom estado; evitar exposição ao sol e usar protetor labial.

Prevenção e atenção aos sintomas - Independente da causa, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço são iguais. A presença de nódulos nas vias aéreas digestivas, como na garganta e no pescoço, por mais de 15 dias é um dos sinais de tumor. No caso das cordas vocais, os sintomas são: dor, rouquidão e alteração da voz por mais de 15 dias. A presença de aftas na boca ou na língua e mau hálito também merecem atenção, principalmente se não regredirem em duas semanas.

O tratamento também é o mesmo e pode ser feito de três formas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. No entanto, os tumores ocasionados por HPV são mais sensíveis ao tratamento radioterápico e têm mais chance de cura se comparados aos ocasionados pela exposição ao cigarro, por exemplo.

Se até há alguns poucos anos, a doença raramente atingia jovens com menos de 40 anos, hoje o câncer bucal está aparecendo em pessoas cada vez mais jovens. “Em uma das ações da Sorria para a Vida no ano passado, na cidade de São Paulo, a equipe de cirurgiões-dentistas voluntários da ABCD ficou admirada com o caso de lesões cancerígenas causadas por HPV em uma jovem de apenas 22 anos de idade”, relata o presidente da ABCD.

2016: Atendimento de 8.000 pessoas, em 26 locais - “A expectativa da ABCD é atender cerca de oito mil pessoas, nas 26 ações a serem realizadas entre março e novembro deste ano, em consultório móvel instalado em uma odontovan, estacionado nos locais de grande circulação de pessoas, com atendimento feito por cirurgiões-dentistas voluntários”, explica o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto.

Em 2015, detectados 390 casos suspeitos - No ano passado, a ABCD promoveu ações em 20 localidades, com o atendimento gratuito de 4.890 pessoas e o diagnóstico de 390 casos suspeitos encaminhados para exames aprofundados e tratamento. “Esse é outro aspecto importante da Sorria para a Vida – destaca Cecchetto – porque a campanha não apenas diagnostica possíveis lesões cancerígenas como também encaminha esses casos para análises mais precisas e tratamento em hospital especializado, se for necessário.”

Realização e apoio - A campanha deste ano, além da ABCD/FDI, tem como realizadores a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD) e Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP). Como apoiadores da ação estão a Fiesp, Colgate, Dental Cremer, Abeno, ApdespBr, Sinaemo, FIO, FNO, CFO, IPM e Jornal Odonto.

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels