Ano XIX nº 228 -

Edição 228

13/10/2016

 

Prevenção de câncer bucal em Guarulhos

Sorria para a Vida da ABCD registra 419
atendimentos à população: 10 casos suspeitos

A ação gratuita da Campanha Sorria para Vida, da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), no Bosque Maia (Guarulhos) e realizada em parceria com o Lions Guarulhos Norte e APCD Regional Guarulhos atendeu 419 pessoas, com o registro de 10 lesões suspeitas encaminhadas para diagnóstico aprofundado e tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Prefeitura da cidade. Trabalharam no evento, em consultório odontológico instalado em uma van e na organização local 12 cirurgiões-dentistas voluntários, além dos gestores das entidades promotoras.

Para Silvio Cecchetto, presidente da ABCD, que promove a Sorria para a Vida no Brasil há 3 anos ininterruptos e se prepara para mais uma em 2017, “foi uma ação atípica, em um parque lotado de pessoas e, por ser Dia da Criança, um momento especial em que pudemos também dar atenção aos pequenos em sua data, com orientações sobre a importância da higiene bucal desde a infância. Outro fato que destaco é a satisfação de ver a decisão tomada pelo governo de iniciar a vacinação contra o HPV também para meninos entre os 12 e os 13 anos a partir de 2017, com a ampliação gradativa da faixa etária até 2010, incluindo meninos de 9 a 13 anos.

Essa preocupação da ABCD se deve ao fato de nos últimos anos os casos de câncer oral por HPV terem crescido 300% entre os mais jovens devido ao contato sexual desprotegido e tem sido uma bandeira da entidade na prevenção do câncer bucal e da promoção da saúde desde cedo.

Para os adultos, há a responsabilidade constante de informação e detecção precoce do câncer bucal, que tem entre os principais fatores de risco o hábito do tabagismo e alcoolismo, má alimentação e falta de higiene bucal, além da exposição ao sol.

“A saída para o câncer bucal é o diagnóstico precoce da doença e o tratamento, porque sem isso a doença pode levar o paciente à morte. No Brasil, há o registro de 15 mil novos casos de câncer bucal por ano, com a morte de 5 mil deles”, destaca Cecchetto. 

 

ABCD: mais de 3.400 pessoas já examinadas em 2016

A campanha da ABCD começa todos os anos no Dia Mundial da Saúde, celebrado em 20 de março. Nessa data, a campanha é feita em mais de 150 países em parceria com a Federação Dentária Internacional (FDI). “A ABCD é a entidade que representa oficialmente o Brasil na FDI, como país membro, congregando 273 mil cirurgiões-dentistas brasileiros, que representam 25% de todos os profissionais do mundo”, explica o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto.

Com a ação de Guarulhos, a Campanha Sorria para a Vida da ABCD, entre maio e outubro deste ano, já envolveu quase 200 cirurgiões-dentistas voluntários, que examinaram 3.435 pessoas, em oito localidades diferentes, com encaminhamento para análise de 226 casos de lesões suspeitas. O trabalho é feito em parceria com outras instituições do setor odontológico e com gestores de políticas públicas de cada localidade.

Neste ano, no Estado de São Paulo, já houve ações da ABCD em Limeira, Santo André, Santos, Jundiaí, São Roque e Catanduva. Estão programadas ainda até dezembro próximo, ações em Taubaté, Jacareí, Indaiatuba, Osasco, Sorocaba e Registro, além de mais cinco ações na Capital: na Av. Paulista, na Unifesp e nos bairros de Vila Maria, Penha e Cambuci.

A campanha deste ano, além da ABCD/FDI, tem como realizadores a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP). Como apoiadores da campanha estão a Fiesp, Colgate, Dental Cremer, Abeno, ApdespBr, Sinaemo, FIO, FNO, CFO, IPM e Jornal Odonto.

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels