Ano XXI nº 243 -

Edição 243

23/01/2018

 

 

Ciência e Clínica no 36ºCiosp, o maior evento da América Latina

Entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, o cirurgião-dentista poderá participar do 36º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP, no Expo Center Norte. Promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, entidade que reúne mais de 40% de todos os profissionais de Odontologia do estado de São Paulo, o CIOSP se consagrou – nos últimos 60 anos – como o maior evento de odontologia da América Latina e um dos maiores do mundo. Sob o lema “Ciência e Clínica: combinação perfeita”, terá quatro dias de atividades acadêmicas e uma feira com mais de 200 expositores, representando as principais marcas da indústria odontológica do Brasil e do mundo.

Com coordenação científica de Danilo Antonio Duarte, o 36º CIOSP traz em sua programação o melhor de cada segmento da profissão de cirurgião-dentista. Veja, a seguir, os temas que mais estão atraindo a atenção do público:

 No dia 31 de janeiro, a partir das 14h30, o Dr. Paulo Vinícius Soares, palestrante do modulo Ciência e Clínica, afirma que discutir as relações entre ciência e clínica, ou entre teoria e prática, é uma preocupação cada vez mais evidente para quem pensa a área da Odontologia. “Análise crítica dos procedimentos restauradores adesivos diretos e indiretos: fatores de sucesso” é o tema do debate que ele realizará no congresso ao lado do reconhecido pesquisador Joe Oxman.

Odontologia e Homeopatia - A cada ano, a Odontologia busca se atualizar e discutir novas formas de tratamento. A homeopatia é uma das formas crescentes de tratamento de saúde bucal. Seguindo essa tendência, Mario Giorgi fará a conferência “A contribuição da abordagem homeopática na promoção da saúde bucal” no módulo Terapias Integrativas e complementares, dia 31 de janeiro, a partir das 16h30. A proposta é destacar a importância da saúde oral individualizada, a abordagem homeopática no tratamento da halitose, bem como instrumentos diferenciados para higiene oral.

Odontologia e gestação - A realização do pré-natal odontológico é de suma importância não só para a proteção contra os efeitos do estresse emocional do período gestacional, mas também para a incorporação de hábitos saudáveis pela paciente, o que refletirá positivamente na saúde geral da mãe e, consequentemente, na do seu bebê. Maria Salete Nahás Pires Corrêa, professora de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela mesma instituição, abordará o assunto na palestra que ocorre quinta, 01 de janeiro, às 10h.

Odontologia Hospitalar - Ainda na quinta (01), a partir das 10h, um dos maiores especialistas da Odontologia hospitalar, Waldir Antonio Jorge falará sobre “Atuação hospitalar do Cirurgião-Dentista”. Nas últimas décadas o espaço hospitalar para a Odontologia se ampliou, tornando necessária a presença de um especialista de “boca”, visando à adequação normoreativa dos pacientes sistêmicos. As patologias bucais associadas às sistêmicas passaram a exigir resultados de tratamento com melhores prognósticos. 

Inovações da Implantodontia - Elcio Marcantonio, pesquisador e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), estará no CIOSP abordará o tema “Inovações da Implantodontia atual: comprovações científicas e aspectos clínicos relacionados à prática clínica diária”, no dia 1º de fevereiro, a partir das 16h30.

 O ministrador Marcantonio discorrerá a respeito dos enxertos de tecido mole e duro, tanto os autógenos, como os seus substitutos. Fará uma avaliação das técnicas e materiais mais utilizados e seus resultados clínicos e histológicos e dará atenção especial à previsibilidade de resultados a curto e longo prazo. Também realizará uma discussão a respeito de biomateriais e alguns fatores de crescimento, principalmente BMP e PRF, mostrando trabalhos científicos já publicados e alguns ainda não disponíveis para o público. Além disso, discorrerá a respeito das cirurgias guiadas, suas vantagens e limitações.

Gestão & Marketing na Odontologia – “Empreendedorismo na clínica odontológica: uma visão transdisciplinar que faz a diferença” é o tema da conferência que Lucia Coutinho Porto vai ministrar no CIOSP no dia 1º de fevereiro, às 10h. Para os cirurgiões-dentistas de uma forma geral que buscam no empreendedorismo, junto com novas ações, serem um diferencial no mercado. É fundamental salientar a importância do conhecimento técnico-científico do profissional que, aliado ao empreendedorismo, leva ao êxito da sua empresa.

Infância e políticas públicas de saúde. No dia 2 de fevereiro, a partir das 10h, a Dra. Ana Estela Haddad fará a conferência “Primeira infância: formulação e implementação de políticas públicas com o suporte de evidências científicas”. Será uma oportunidade para discutir evidências científicas mais recentes sobre o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, saúde bucal na infância e sua interface com a saúde geral, a educação e outras áreas da gestão pública, bem como políticas públicas intersetoriais para a promoção do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

A Endodontia e o uso de imagens - Os exames de imagens são fortes aliados quando o assunto é Endodontia. Por isso, nada mais natural que o tema ocupasse um espaço importante durante o CIOSP. Nesta entrevista, dois grandes especialistas falam sobre o benefício que a técnica traz à prática odontológica. Este ano, durante o congresso, Mario Zuolo estará ao lado de Israel Chilvarquer no módulo “Da imagem à execução”, transmitindo seus conhecimentos para profissionais de várias partes do país e do mundo, no dia 02 de fevereiro, a partir das 14h30, o tema “Como aumentar o sucesso clínico em Endodontia”

Estética Orofacial - O CIOSP inovou há anos quando incluiu a Estética Orofacial em sua programação científica. Esse módulo vem, a cada edição do congresso, ganhando força e espaço, pois trata de uma questão de interesse de grande parte da população: a beleza estética dos dentes. A Atividade ocorre em dois dias de evento, 31 de janeiro e 01 de fevereiro. Luciano Artioli, professor dos cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento Facial, da APCD é coordenador deste módulo. www.ciosp.com.br/index.php/programacao-cientifica-modulo/101/estetica-orofacial

Odontologia do Esporte, um campo promissor de atuação profissional – esta área desponta como uma referência internacional, crescendo e se firmando graças a pesquisadores interessados e engajados. As pesquisas promovem desenvolvimento, aprimoramento e conhecimento de diferentes assuntos relacionados a patologias bucais e sua repercussão na saúde geral do atleta e por consequência em seu desempenho físico. Essa ampla e rica discussão ocupa, cada vez mais, um lugar importante dentro do CIOSP.

www.ciosp.com.br/index.php/programacao-cientifica-modulo/98/odontologia-do-esporte

 

SERVIÇO

36º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

QUANDO: 31 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro de 2018

ONDE: Expo Center Norte (São Paulo)         

MAIS INFORMAÇÕES: www.ciosp.com.br

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Editabr Comunicação e Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels