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02/01/2017
UPAs de Alagoas fizeram 476 mil atendimentos
As
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Alagoas fizeram, de janeiro a
novembro últimos, 476 mil atendimentos nas duas unidades de Maceió e oito do
interior do Estado. A assistência aos pacientes aconteceu nas áreas de
clínica médica, pediatria, odontologia, ortopedia e telemedicina.
De acordo com a gerente de atenção pré-hospitalar da Secretaria de Estado da
Saúde (Sesau), Cristina Calado, os números refletem a efetividade e
confiança sentida pela população no atendimento prestado nessas unidades. As
UPAs fazem atendimento intermediário entre a atenção primária, média e alta
complexidade atuando na assistência prestada à população, reduzindo o
excesso de demanda em grandes unidades de referência como o Hospital Geral
do Estado.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, e são
referência para o atendimento de pessoas com crises de pressão, febre alta,
fraturas, cortes, infarto e derrame. As unidades são mantidas com recursos
dos governos federal, estadual e municipal.
Outro fator de destaque no atendimento nas unidades é a telemedicina, que
amplia a resolutividade e o tempo na resposta do paciente. O paciente passa
por um eletrocardiograma, que é imediatamente enviado, via internet, para
uma central, onde uma equipe de cardiologistas faz a interpretação dos
dados, diagnosticando o problema e orientando nas ações que devem ser
adotadas.