Ano XX nº 231 -
 

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02/01/2017 

 

UPAs de Alagoas fizeram 476 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Alagoas fizeram, de janeiro a novembro últimos, 476 mil atendimentos nas duas unidades de Maceió e oito do interior do Estado. A assistência aos pacientes aconteceu nas áreas de clínica médica, pediatria, odontologia, ortopedia e telemedicina.

De acordo com a gerente de atenção pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cristina Calado, os números refletem a efetividade e confiança sentida pela população no atendimento prestado nessas unidades. As UPAs fazem atendimento intermediário entre a atenção primária, média e alta complexidade atuando na assistência prestada à população, reduzindo o excesso de demanda em grandes unidades de referência como o Hospital Geral do Estado.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, e são referência para o atendimento de pessoas com crises de pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As unidades são mantidas com recursos dos governos federal, estadual e municipal.

Outro fator de destaque no atendimento nas unidades é a telemedicina, que amplia a resolutividade e o tempo na resposta do paciente. O paciente passa por um eletrocardiograma, que é imediatamente enviado, via internet, para uma central, onde uma equipe de cardiologistas faz a interpretação dos dados, diagnosticando o problema e orientando nas ações que devem ser adotadas.

 

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