Cadastre seu e-mail

 
Ano X nº 154 -

Agenda grátis

Clima/Tempo

Concursos

Cotações/Moedas

Horóscopo

Portal da Câmara

Portal do Consumidor

Viagens

ÚLTIMAS NOTICIAS

1/7/2010

 

Mulheres obesas e cardiopatas têm mais risco de enfartar, diz estudo

Estudo realizado pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo constatou que mulheres obesas e cardiopatas têm 10 vezes mais risco de enfartar do que homens na mesma condição.

A pesquisa envolveu 1.304 pacientes com mais de 18 anos - 450 homens e 854 mulheres. Para chegar aos resultados, todos os pacientes foram avaliados no início do tratamento: mediram o peso, a estatura e a circunferência abdominal e também fizeram exames clínicos para detectar a presença de fatores de risco cardiovascular, como colesterol e pressão altos. As amostras foram padronizadas pelo método de análise bioestatística chamado Odd Ratio (razão de chances, em inglês) para calcular os riscos.

Alguns dos resultados apontados por meio de comparação estatística foram os seguintes: hipertensos têm o dobro de risco de ter um infarto do que pessoas com pressão arterial controlada, tanto as mulheres quanto os homens tinham praticamente os mesmos fatores de risco e, mesmo assim, o risco de infarto era superior para elas: 90% das mulheres eram hipertensas, enquanto 86% deles tinham o problema.

 

 

VEJA MAIS EM ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels