Ano XIX nº 229 -
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10/11/2016 

 

Ministro da Saúde garante manutenção do Brasil Sorridente

O programa Brasil Sorridente e as ações de valorização da Odontologia e dos serviços de Saúde Bucal em todo País serão mantidos. A afirmação é do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e foi dada durante a palestra feita por ele sobre o balanço de 2016 e perspectivas para 2017, no último dia 4, na sede da FIESP, em São Paulo. Barros participou de evento promovido pelo Comitê da Bioindústria da Fiesp (BioBrasil), com apoio da Abimo.

Ao final do encontro, o titular da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo, forneceu informações sobre as perspectivas da secretaria na área de Saúde Bucal.

Entre as medidas anunciadas nesta semana pelo Ministério da Saúde para possibilitar a qualificação e a oferta permanente dos serviços odontológicos está a habilitação 18 Instituições de Ensino Superior (IES), com curso de graduação em odontologia, para a ampliação do programa GraduaCEO, permitindo a incorporação das clínicas odontológicas das IES à rede pública de serviços de saúde bucal, que passam a integrar a Rede de Atenção à Saúde.

A expectativa do governo federal é que a ação aumente o acesso da população aos serviços de saúde bucal e permita uma formação profissional mais próxima da realidade e da saúde pública brasileira, qualificando a assistência. As entidades que aderem à iniciativa recebem um incentivo de implantação de R$ 80 mil do Ministério da Saúde. As clínicas odontológicas das universidades são classificadas de acordo com o número de procedimentos realizados, podendo o custeio chegar ao valor de R$ 103.320,00 mensais.

No GraduaCEO serão desenvolvidas ações de promoção e prevenção, atenção básica, atenção secundária, reabilitação oral e educação permanente. As ações e atividades serão avaliadas periodicamente por meio de verificação in loco da qualidade do serviço, pesquisa de satisfação do usuário e monitoramento da produção por meio dos sistemas de informação do SUS.

Foto: Agência Brasil

 

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels