Ano XVIII nº 216 -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20/10/2015  

 

20/10: Dia Mundial de Combate à Osteoporose, prevenção deve incluir saúde bucal

Hoje, Dia Mundial de Combate à Osteoporose, é uma data para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter para prevenir a doença, que afeta também a saúde bucal, manifestando-se em sintomas na área maxilomandibular. A osteoporose já é considerada o segundo maior mal no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. No Brasil, 10 milhões de pessoas sofrem com a doença e um terço das mulheres irá desenvolvê-la após a menopausa.

Pesquisa publicada neste ano pelo The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostra que as mulheres na menopausa que perderam peso ao longo de um período de dois anos estão também comprometendo a saúde dos ossos.  Segundo o especialista em coluna da Unifesp, Vinicius Benites, a dieta para emagrecer traz perda de massa gorda, massa magra e principalmente massa óssea, podendo acarretar osteopenia ou até osteoporose.  “As mulheres em idade pós-menopausa devem perder peso associando dieta e atividade física para que não haja deficiência de volume ósseo e muscular junto com a perda de gordura”, afirma o neurocirurgião. Os exercícios mais indicados são os de fortalecimento e anaeróbica, como a musculação ou o pilates.

Na odontologia, uma preocupação importante  – Os sinais mais comuns e que interferem na saúde bucal dos  pacientes idosos, tanto mulheres quanto homens,  são a reabsorção óssea do rebordo alveolar e a redução óssea alveolar, com agravamento de doenças periodontais e possibilidade de fraturas por deficiência na massa óssea.

Para o especialista  prof. Fernando Brunetti,  “a prática odontológica odontogeriátrica, a partir de um contexto gerontológico, assume um caráter multiinterdisciplinar, atuando com todos os profissionais da saúde envolvidos no estabelecimento da saúde dos idosos”.

 A troca de informações, principalmente na evolução e repercussões das doenças sistêmicas com a sua relação à saúde bucal e vice-versa, são fundamentais na promoção de saúde dos idosos (Brunetti e Montenegro, 2002; Migliorati e Neri, 2002).      

A osteoporose é uma das alterações sistêmicas que pode acometer a população idosa. Sua etiologia esta associada pela baixa ingestão de cálcio, hiperparatireoidismo primário e estilo de vida sedentário. Atinge, principalmente, os indivíduos do gênero feminino acima de 65 anos (cerca de 1/3 desse grupo populacional), considerada uma enfermidade que compromete a microarquitetura do tecido, contribuindo para uma perda da massa estrutural, principalmente dos ossos longos, levando à fragilidade esquelética e consequentemente ao aumento do risco de fraturas (Wowern, 2001; Ourique et al., 2005; Faloni e Cerri, 2007).      Essa enfermidade sistêmica é capaz de promover uma modificação do tecido ósseo cortical e trabecular, interferindo na fisiologia do osso alveolar que é responsável pela sustentação do órgão (Brandão e Hauache, 2005; Mombelli e Cioca, 2006).      

Implantes - Em algumas especialidades odontológicas, a destacar a implantodontia, é de fundamental importância o conhecimento prévio do estágio da doença e condições clínicas, a partir de estudos dos exames complementares como radiografias e/ou tomografias computadorizadas, a fim de realização de um correto planejamento e execução das condutas clínicas para uma efetiva osseointegração (Ulm et al., 2004; Ourique et al., 2005).      

Atendimento sistêmico e clínico- O cirurgião-dentista que irá atuar com a população idosa com osteoporose deverá ter a capacitação do entendimento sistêmico e clínico dessa doença de maneira a contribuir efetivamente na qualidade de vida a partir da promoção de saúde bucal.

Veja mais em: http://odontogeriatria.dr.odo.br/index.php?option=com_content&view=article&id=241:osteoporose-e-a-sua-relacao-com-a-pratica-odontologica-geriatrica-em-implantodontia-breves-consideracoes&catid=79:artigos-cientificos&Itemid=519#sthash.9DvW5xtm.dpuf

 

   

3º Setor | Anuncie | Arquivo JSO | Bastidores | Estatística | Expediente | Legislação | Fale com o JSO | Mural/Cartas | Utilidade Pública

Copyright @ 1999 Edita Comunicação Integrada. Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização por escrito.
Melhor visualização 1024x768pixels