No Dia Mundial de Saúde Bucal ( 20 de Março), a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) realizou 406 exames preventivos de câncer bucal gratuitos na população, na Av. Paulista, sob a marquise da Fiesp, apontando uma mudança dos dados da doença: diminuem os casos da provocados pelo tabaco e álcool mas crescem, agora, os provocados pelo HPV.

O presidente da ABCD, Silvio Cecchetto, em entrevista durante o evento, destacou a importância que se deve dedicar à vacinação contra HPV em jovens até os 15 anos, a maneira mais eficaz contra a doença. E como atualmente está havendo uma mudança de perfil para a doença – 1/3 de pessoas aos 40 anos não tabagistas nem etilistas estão contraindo HPV, o vírus tornou-se um dos principais causadores do câncer bucal. Para esta população deve ser feito exame de sangue, que indicará antígenos que evidenciem o agente infeccioso para o HPV,

O exame precoce de sinais e lesões orais diagnosticados precocemente por cirurgiões-dentistas, continua sendo de extrema importância para o encaminhamento a tratamento especializado.

A ABCD vem, desde 2015, se dedicando a esta missão de salvar vidas e valorizar a saúde bucal, contando com o auxílio de seus parceiros como a Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Conselho Regional de Odontologia de São Paulo(CRO-SP).

O movimento de prevenção do câncer bucal está sendo implementado em todos os países-membros da Federação Dentária Internacional (FDI) ganhando, dessa forma, conotação de campanha mundial.