Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais de gripe (influenza) resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos. Aqui no Brasil, em 2018, foram mais de 6 mil novos casos. E, apenas este ano, já foram confirmados diversos casos e óbitos no Amazonas.

Infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, a doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.

Como esses vírus estão em constante mudança de um ano para outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente. Por isso é importante se vacinar contra a gripe todos os anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a imunização é a forma de prevenção mais efetiva contra a gripe.

A vacina tetravalente contra gripe com a composição de 2019 já está nas clínicas privadas.

A campanha 2019 do Ministério da Saúde começa em abril para a vacinação da população alvo. Na rede privada já está disponível a vacina tetravalente contra influenza, a Fluarix Tetra, da GSK, para indivíduos a partir de 6 meses de idade.

Estudos demonstram que a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Outras formas de prevenção contra a gripe são lavar as mãos e manter bons hábitos de higiene, como cobrir a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar.