Aumento recente no diagnóstico do câncer nas cordas vocais em adultos jovens parece ser o resultado da infecção por cepas do Vírus do Papiloma Humano (VPH), causador também de câncer bucal, cervical e outras neoplasias malignas, segundo pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH).

Eles descreveram a descoberta da infecção por VPH em todas as amostras testadas de câncer das cordas vocais de 10 pacientes diagnosticados com 30 anos ou menos, a maioria dos quais não fumava. O estudo foi publicado em suplemento especial sobre inovações em cirurgia da laringe que acompanha a edição de março de 2019 dos Annals of Otology, Rhinology and Laryngology.

“Nos últimos 150 anos, o câncer das cordas vocais ou glóticas tem sido uma patologia quase exclusivamente ligadas ao tabagismo e quase sempre detectada em pacientes com mais de 40 anos”, diz Steven Zeitels, MD, diretor da Divisão de Cirurgia da laringe do MGH e autor do estudo. “Hoje, os não fumantes são cerca de 50% dos pacientes portadores de câncer glótico, e é comum que sejam diagnosticados com menos de 40 anos. Essa transformação epidemiológica deste tipo de câncer é um problema de saúde pública significativo, devido à confusão diagnóstica que pode criar.

MAIS EM
www.eurekalert.org / Liberação Pública Massachusetts General Hospital
Artigo original: “HPV infection may be behind rise in vocal-cord cancers among young nonsmokers”