P E S Q U I S A

Estudo recente adicionou evidência de uma ligação entre a doença gengival grave a um risco elevado de demência. Usando dados de um programa nacional de triagem de seguro de saúde, os pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul, examinaram a relação entre periodontite e demência, encontrando ligação entre as duas doenças. A conclusão está publicada em artigo publicado no Journal of American Geriatrics Society.

No trabalho científico, eles descrevem como encontraram uma ligação entre a doença gengival grave e a demência, o que é consistente com alguns estudos anteriores. Os pesquisadores também apontam que este estudo é provavelmente o primeiro a estabelecer que fatores relacionados ao estilo de vida, como consumo de álcool, fumo e exercícios, não parecem ter qualquer efeito sobre a conexão.

O termo demência descreve um declínio da capacidade mental – como o aumento da dificuldade com a memória e o raciocínio que se torna tão grave que perturba a vida diária. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência.

Fonte: Medical News Today

Autor:  Catharine Paddock PhD

Artigo original MNT: “Study links severe gum disease to raised dementia risk”