O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) da unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense – UFF de Nova Friburgo está oferecendo dois serviços na área de saúde gratuitos para população: fonoaudiologia e odontologia.

De acordo com a ISNF/UFF, o atendimento em fonoaudiologia é feito na clínica-escola e, em casos mais complexos, há o encaminhamento do tratamento na rede pública de saúde.

“Temos diversos ambulatórios, como o de audiologia, que realiza avaliações como audiometria e otoemissões acústicas em adultos e crianças; de linguagem infantil, que aborda problemas de leitura e escrita, aprendizagem e desenvolvimento da fala e da linguagem; do adulto e do idoso para cuidar de questões relacionadas à comunicação e linguagem em função de doenças degenerativas, de acidente vascular encefálico (AVE), de traumatismo crânio encefálico (TCE), com sequelas na fala e na alimentação, e relacionadas também ao processo de envelhecimento; de motricidade orofacial; de voz e, por fim, ambulatórios gerais”, explica a coordenadora da Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFF de Nova Friburgo, Priscila Starosky.

O atendimento é realizado por estudantes dos últimos períodos de fonoaudiologia da universidade, sob a supervisão e orientação de docentes que acompanham as consultas diariamente. Atualmente, são tratados cerca de 150 pacientes por semana, que somam cerca de 700 atendidos mensais na clínica-escola.

Já o atendimento na área odontológica é oferecido desde 2007, quando a universidade veio para o município. São realizados mensalmente cerca de 500 atendimentos, pacientes antigos e novos, de emergências odontológicas, restaurações e câncer de boca. O atendimento é realizado por alunos que estão cursando a partir do 5º período de odontologia, sob a supervisão dos professores.

Como marcar consulta

Fonoaudiologia – Para marcar atendimento fonoaudiológico, é necessário preencher uma ficha de identificação na clínica-escola, localizada na Avenida Conselheiro Július Arp, 184, Centro, pelo e-mail clinicafonoaudiologiauff@gmail.com ou pelo telefone (22) 2523-4380. Após preencher a ficha de Identificação, o usuário entra para uma fila de espera e aguarda o retorno dos profissionais para o início do tratamento. Os atendimentos na clínica-escola são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Odontologia: A marcação de consulta para atendimento odontológico é feita apenas presencialmente. O paciente deve procurar a recepção das clínicas de odontologia do ISNF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com documento de identidade e telefone.

Local – O Instituto de Saúde de Nova Friburgo fica na Rua Doutor Silvio Henrique Braune, 22, Centro. Não tem telefone.