Sítio Saguim, na zona rural de Caruaru (Pernambuco), foi o primeiro a ser beneficiado com o Odontomóvel Comunidade, que serviu também de ponto de apoio da unidade de Saúde da Família, dentro das comemorações de 162 anos da cidade.

“Estou muito feliz com o dentista vindo para perto da gente, pois antes tínhamos que ir ou para unidade de Serra Velha ou para a área urbana de Caruaru. E nem sempre tem transporte disponível”, explicou a moradora Maria Genoveva da Conceição.

A Unidade Móvel Odontológica é um equipamento que vai beneficiar a população de áreas com difícil acesso, que tem pessoas em situação de rua e alunos da rede municipal das áreas urbana e rural.

“Esta unidade serve como componente muito importante para que a saúde bucal de Caruaru consiga chegar a todos os locais, áreas de difícil acesso ou que ainda não tenha uma equipe odontológica fixa. Queremos levar o acesso e cuidar do sorriso de todos”, disse o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

Com o novo equipamento espera-se realizar cerca de 250 atendimentos por mês e ampliar o acesso para a realização de procedimentos clínicos, como: atividades de prevenção da cárie, tratamento restaurador, limpeza de tártaro, extração dentária, entre outros. A unidade custou R$ 240 mil e vai atender 500 pessoas por mês, explicou a prefeita Raquel Lyra.

Já a requalificação da unidade do Sítio Sanguim, que é ponto de apoio da USF de Serra Velha, vai beneficiar os cerca de 700 moradores da comunidade. Os pacientes poderão receber todo atendimento médico e de enfermagem, vacinação, orientação, entre outros.