Um grupo de cirurgiões-dentistas de Portugal decidiu ajudar a suprir falhas do sistema que não permitem a uma percentagem da população ter acesso a saúde oral. Em 14 anos chegaram a cinco países e a 600 mil pessoas carentes. A dra. Mariana Dolores (foto), cofundadora do projeto, afirma que a ONG representa um marco importante na promoção e prestação de cuidados de saúde oral acessíveis a todos.

Ela conta que A Mundo A Sorrir foi criada devido à necessidade de atuar numa área da saúde em que as desigualdades são imensas. Começou por ser um “pequeno sonho” de um grupo de amigos médicos dentistas (como são chamados os cirurgiões-dentistas em Portugal) que, com resiliência e dedicação, rapidamente transformaram a organização, fazendo-a crescer enquanto exemplo de boas práticas em saúde em vários países.

Os projetos são já muitos e ao longo dos anos foram crescendo sempre de forma equilibrada e consoante às necessidades da população mais fragilizada. “No fundo, sempre quisemos suprir uma falha do sistema que não permitia que uma percentagem bastante significativa da população tivesse acesso a cuidados de saúde oral, comonos países africanos onde atuamos e onde a proporção de médicos dentistas é incrivelmente baixo”, conta.

Ela acredita que a evolução da Mundo A Sorrir foi sempre ponderada e, sendo sustentada pelo trabalho de muitos colaboradores e voluntários, o seu crescimento foi sempre feito de forma consciente e progressiva. Em 14 anos abranger 600.000 pessoas, de forma direta e indireta, e atuar em cinco países, é sem sombra de dúvida um marcode que muito nos orgulhamos”.

Este ano, estão em desenvolvimento sete projetos distintos em cinco países, sendo que a estimativa é de que sejam abrangidos cerca de 32.000 beneficiários. O Mundo a Sorrir tem o apoio de fundos como o Portugal Inovação Social, das Câmaras Municipais e de empresas e o apoio de fundos como o Portugal Inovação Social, das CâmarasMunicipais, de empresas e doadores, fundamentais para o crescimento de projetos como o do Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) já há 10 anos, e que comemorou o apoio nas três clínicas de Porto, Braga e Lisboa.

O projeto C.A.S.O. – Centro de Apoio à Saúde Oral, promovido pela ONG Mundo A Sorrir, comemorou uma década de histórias e muitos sorrisos, em simultâneo, nas três clínicas de Porto, Braga e Lisboa.

*Este texto foi feito a partir de entrevista ao Jornal Dentistry ( Portugal). Mais em  www.mundoasorrir.org