Projeto organizado por alunos e professores atenderá população ribeirinha da região de Santarém, no Pará, para levar atendimento médico e odontológico, alimentos e medicamentos para as populações ribeirinhas da região de Santarém, no Pará, entre os dias 27 de julho e 5 de agosto.
Em 2018, cerca de 2.500 pessoas foram atendidas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem às margens dos rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas. Eles receberam uma tonelada e meia de doações de materiais. Neste ano, a expectativa do grupo é ultrapassar esse número.
A ação, que é idealizada pelos alunos do curso de Medicina José Anibale Junior e Jhenifer Moura Franca, contará com uma equipe de 47 pessoas entre médicos, dentistas e acadêmicos das duas áreas, mais os profissionais de suporte (enfermeiros e protéticos) que além de oferecer atendimento médico e odontológico, farão doações de óculos e próteses dentárias. O Barco da Saúde conta com o apoio da farmacêutica EMS com doações de medicamentos
Entre as novidades desta edição, haverá uma equipe focada em realizar palestras sobre Saúde, com um médico e mais três alunos, sobre diversos temas, de forma didática. Haverá também a distribuição de sementes, como hortaliças e frutíferas, para o plantio com a população ribeirinha.
Esse ano de 2020 foi bem complicado tudo o que tinha
pensado em termos de viagem não foi realizado devido a
pandemia. Espero que 2021 já com a vacina para covid
cada um possa realizar o que não conseguiu.