PESQUISA | Estudo conclui que higiene oral eficaz pode ajudar a evitar disfunção erétil

Homens que sofrem de periodontite, correm maior risco de apresentar disfunção erétil, segundo publicação do  Journal of Clinical Periodontology.  Escovar de forma eficaz os dentes, associado a uma boa higiene oral, pode ajudar a prevenir esse tipo de impotência sexual masculina. Essa é a mensagem de um primeiro estudo conduzido por pesquisadores do Departamento de Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas (Urologia) e do Departamento de Estomatologia da Universidade de Granada (UGR), Espanha.

O estudo da UGR foi realizado com uma amostra de 80 homens, usando 78 controles, entre pacientes que receberam tratamento no Serviço de Urologia do Hospital San Cecilio, no Parque das Ciências da Saúde de Granada.

Os pesquisadores descobriram que 74% por cento dos pacientes com disfunção erétil mostraram sinais de periodontite. Aqueles com disfunção erétil mais severa apresentavam os piores danos periodontais, enquanto que os portadores de periodontite foram 2,28 vezes mais propensos a apresentar disfunção erétil do que os pacientes com gengivas saudáveis. As variáveis bioquímicas associadas ao ED foram: triglicérides, proteína C-reativa e hemoglobina glicada.

Os resultados da pesquisa foram publicados na Medical X Press

 

SAIBA MAIS

https://canal.ugr.es/ugrcomunica/impacto-latinoamerica-periodontitis-disfuncionerectil/

https://www.scielosp.org/article/physis/2009.v19n3/637-658/

Artigo original:    “Effective oral hygiene can help men avoid erectile dysfunction, study finds”

 

Os resultados foram publicados no Journal of Clinical Periodontology.

Fonte: Medical X Press