A Federação Odontológica Mundial FDI e Smile Train estão unindo forças com o apoio da GSK Consumer Healthcare para lançar um projeto de dois anos para melhorar as orientações de saúde bucal e os cuidados contínuos para crianças com fendas. Esta doença é a diferença mais comum do nascimento.

Juntos, a FDI e a Smile Train desenvolverão recursos de educação em saúde bucal para dentistas e outros membros da equipe de fendas. Também criarão materiais para ensinar pacientes com fendas e suas famílias sobre a importância da saúde bucal, para aumentar a conscientização sobre os desafios dos cuidados com a saúde bucal além da cirurgia de fenda e também fornecer instruções essenciais sobre saúde bucal.

As fendas ocorrem quando certas partes e estruturas do corpo não se fundem durante o desenvolvimento fetal e afetam o desenvolvimento da boca, gengivas e palato.

Mesmo após a cirurgia de fenda, pode aumentar o risco de cárie, doença periodontal e outros problemas de saúde bucal à medida que as crianças crescem e se desenvolvem.

Cuidados dentários regulares e focados devem ser integrados no cuidado permanente de crianças com fendas para ajudar a enfrentar os desafios da higiene e prevenir doenças bucais.

1 em 700 no mundo -“As fendas afetam 1 em cada 700 crianças no mundo”, disse a presidente da FDI, Dra. Kathryn Kell. “Somente na Índia, estimamos que 100 bebês com fendas nasçam todos os dias, e muitas dessas crianças não sobrevivem. Nos Estados Unidos, nasce um bebê com fenda a cada 75 minutos. A FDI está comprometida com o apoio a esse grupo vulnerável de paciente”.

Reabilitação – A reabilitação e o cuidado de crianças com fendas geralmente envolvem as principais especialidades de enfermagem, cirurgia plástica, odontologia pediátrica, fonoaudiologia e ortodontia. A maioria desses serviços não está disponível em países de baixa e média renda, o que significa que muitos pacientes com fendas nunca terão o tratamento e os cuidados exigidos. Ao capacitar as equipes locais de fendas com treinamento e recursos para fornecer atendimento de qualidade, a Smile Train tem trabalhado sem descanso para mudar essa situação.

Papel do CD – “Nosso objetivo é destacar o importante papel dos dentistas na equipe de tratamento de fendas”, disse a presidente e CEO da Smile Train, Susannah Schaefer. “O atendimento odontológico regular para crianças com fendas é essencial para ajudar a gerenciar o aumento do risco de doenças bucais. É importante que os profissionais de saúde bucal orientem os pacientes com fendas e suas famílias em sua higiene bucal e ajudem a manter suas bocas saudáveis e a mais alta qualidade de vida possível”.

Para mais informações: www.gsk.com/smiletrain