23 e 24/9, em Brasília

Entrevista

O presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), dr. Silvio Cecchetto (foto), foi convidado pelo Ministério da Saúde a participar do Encontro Nacional de Saúde Bucal – organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal no país – dias 23 e 24 deste mês, em Brasília (DF)).

O encontro reunirá entidades, gestores, acadêmicos e profissionais da área, buscando estratégias para o aprimoramento da organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal, com ampliação do acesso e resolubilidade. Haverá Mesa Redonda com professores, Painel de Apresentação de Boas Práticas e Oficina para discussão de temas específicos em grupos, seguido de debate, com previsão de 60 participantes.  Presentes também coordenadores estaduais de Saúde Bucal, representantes de Municípios, acadêmicos da área, representantes do Conass, Conasems, e de outras entidades de classe. Haverá também Oficina para a apresentação e discussão do Projeto SB Brasil 2020.

Prevenção – Em entrevista ao Jornal Odonto, o presidente Silvio Cecchetto destacou o motivo da ABCD ter sido convidada a participar do evento, apontando, inicialmente, o trabalho exercido pela entidade na prevenção.

“A ABCD tem papel de destaque na Saúde Bucal brasileira. Sendo a representação oficial da Federação Dentária Internacional (FDI) no Brasil, tem desenvolvido a Campanha Sorria para a Vida – de prevenção do câncer bucal, de âmbito nacional – há cinco anos ininterruptos, com a realização de cerca de 100 ações gratuitas para a população, com o trabalho voluntário de 700 cirurgiões-dentistas, atendimento de mais de 25 mil pessoas e detecção precoce de 1.900 lesões cancerígenas encaminhadas para exames aprofundados e tratamento.”

Ebook – “ Esta campanha tem sido a missão que assumimos, junto com parceiros como a APCD e a Abimo,  que está conduzindo o Brasil a outras ações de importância, como o  ter sido escolhido para o lançamento do Ebook Prevenção do Câncer Bucal, produzido pela European Regional Organization (ERO, da FDI) e que será publicado com prefácio da ABCD, traduzido para o português, e dirigido a todos ao países de língua portuguesa em nível mundial. Em breve estará disponível a todos os profissionais de Odontologia”, anunciou Silvio Cecchetto.

3,58 bilhões de pessoas – “Apesar de todos os esforços dos governos, de entidades de classe e de órgãos especializados no Brasil e no Exterior, o câncer bucal continua matando: são 3,58 bilhões de pessoas em todo o mundo que sofrem as consequências da doença, e não podemos esmorecer quando o tema é prevenção, afirma Cecchetto”.

ONU –O presidente da ABCD citou também o importante passo que a Saúde Bucal brasileira está dando com a ação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de levar à ONU a proposta de integrar a saúde bucal às ações da entidade internacional, na 74ª- Reunião Anual, que está sendo realizado Nova York (EUA).

ABCD, única credenciada – O presidente do CFO, Júlio do Vale, afirmou ser “a  ABCD a única instituição de saúde bucal da sociedade civil credenciada junto a ONU para participar do desenvolvimento da declaração política do Universal Health Care (UHC),  na 74ª Reunião da ONU, em Nova York(EUA). Para Vale, “a ABCD está comprometida em fortalecer o acesso das pessoas à saúde de qualidade e a defender o ponto de vista brasileiro nos fóruns internacionais”.

SERVIÇO

Encontro de Saúde Bucal “Organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal no país”
Data e horário:
23/09/2019 – 13h30 às 18h00
24/09/2019 – 9h00 às 18h00
25/09/2019 – 10h00 às 17h00

……………………………..

Jornal Odonto/Zaíra Barros