Silvio Cecchetto com Sandra Marques, da Secretaria de Saúde (Cratod)

Com o atendimento de 344 pessoas em odontovans instaladas sob a marquise da Fiesp, a Associação Paulista de  Cirugiões-dentistas (ABCD) e a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) realizou a 100ª ação da Campanha Sorria para a Vida. Foram identificadas 25 lesões suspeitas pelos 10 cirurgiões-dentistas voluntários que atenderam no evento.

Os casos com lesões suspeitas foram encaminhados para a Faculdade de Odontologia da APCD (Faoa), para exames aprofundados e encaminhamento a hospitais apoiadores para tratamento, se necessário.

No total, desde seu início, há cinco anos, a Sorria para a Vida atendeu 25.589 pessoas, registrando-se 7.881 casos suspeitos de câncer bucal.

Prevenção – Graças a campanhas de prevenção e conscientização, o Brasil conseguiu evitar a morte de 429 mil  pessoas. O uso do tabaco a ainda ocupa o 2º- lugar no ranking de drogas mais experimentadas no Brasil na idade média de 16 anos (meninas e meninos).  A boa notícia é que o índice geral de fumantes entre 2006 e 2018 teve redução de 46%.