A revista American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics traz, em sua edição deste mês de novembro, a classificação dos pesquisadores mais citados mundialmente na área da Ortodontia. O professor titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva e vice-diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Guilherme Janson (foto), destaca-se na vice-liderança deste ranking.

Para se chegar aos mais produtivos em citações pelos pares, os responsáveis pelo levantamento analisaram todos os artigos de revistas de Ortodontia que estavam incluídas no Journal Citation Reports, publicados entre 2007 e 2017. O resultado faz parte do  “Current trends in Orthodontic Journals listed in Journal Citation Reports. A bibliometric study”.São autores da pesquisa Juan Ignacio Aura-Tormos, Verónica Garcıa-Sanz, Filomena Estrela, Carlos Bellot-Arcís e Vanessa Paredes-Gallardo, do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Valencia, Espanha.

Qualidade – Para o prof. Guilherme Janson, “a presença de um cientista brasileiro neste cenário demonstra que a disciplina de Ortodontia da FOB/USP está produzindo artigos científicos de boa qualidade e em quantidade significativa”.Segundo ele, “reflete que a ortodontia nacional e a ciência brasileira estão em um nível acadêmico excelente. Essa boa classificação representa o resultado do trabalho que temos realizado durante toda a vida acadêmica e clínica”, lembra.

Guilherme Janson possui pós-doutorado em Toronto, Canadá, é diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e, além de ser o atual vice-diretor da FOB, é superintendente substituto “pro tempore” do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru.

Fonte: Marcos Santos/USP