A cidade de São Sebastião recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Estadual de Melhor Saúde Bucal, do Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP), nesta semana. O prêmio estadual foi na categoria 50.001 a 100 mil habitantes, e classificou o município para o Prêmio Nacional de Saúde Bucal. Em 2018, o município ganhou o prêmio de Melhor Odontologia, tanto no Estado de São Paulo, como também do Brasil. São Sebastião foi selecionado entre 66 municípios paulistas e se destacou pela promoção de políticas públicas, como investimentos em saúde, assistência odontológica básica e especializada, remuneração na atenção básica e educação permanente.

São Sebastião também venceu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Nacional CFO (Conselho Federal de Odontologia) de melhor Saúde Bucal do Brasil, na categoria 50.001 a 100 mil habitantes.

O município vai receber uma cadeira odontológica completa, como no ano passado, quando também se destacou pela promoção de políticas públicas voltadas para os serviços de saúde bucal da população, de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros.

200 mil atendimentos – A rede de Saúde Bucal de São Sebastião realizou mais de 200 mil atendimentos desde o início de 2017. A rede de Saúde Bucal de São Sebastião tem 44 cirurgiões dentistas, 34 auxiliares de saúde bucal e 3 protéticos que oferecem atendimento odontológico em 22 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) e nos 2 Centros de Especialidades Odontológicas; 4 unidades de urgência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e outras 3 unidades no Canto do Mar, Morro do Abrigo e Boiçucanga; 3 equipes de prevenção, que fazem escovação e aplicação de flúor em escolas e centros comunitários. Há também serviço de odontologia hospitalar, com prestação de serviço nos leitos do hospital.