Mais de 9 mil doadores  participaram da campanha de doação “Sangue Verde e Amarelo” na Arena Corinthians, em Itaquera (SP) para manter os estoques de bancos de sangue abastecidos durante a pandemia do Covid-19. As próximas datas ainda serão anunciadas. A campanha funciona com pré-cadastramento para evitar aglomerações na Arena Corinthians, onde foi montada a estrutura de coleta de sangue .

A iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – que ocorre em mobilização dos serviços de hemoterapia de todo o Brasil – tem parceria da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), da MTM Tecnologia e da Associação Paulista de Medicina (APM). Também apoiam o projeto as Associações Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e de Talassemia (Abrasta).

A campanha lembra que, durante este momento crítico, existem pessoas que precisam continuar ou iniciar o tratamento de condições graves de saúde, como vítimas de acidentes, portadores de anemia falciforme e talassemias, sem esquecer daqueles que necessitam de quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. Estes tratamentospodem levar à diminuição das células do sangue.

Aplicativo

Para incentivar e facilitar a doação voluntária de sangue, os organizadores disponibilizaram o aplicativo “Sangue Verde e Amarelo” – já on-line na PlayStore e, em breve, na AppStore. Neste ambiente, é possível agendar a sua doação para comparecer ao local e horário definidos com segurança e praticidade.

A Associação Paulista de Medicina foi responsável por intermediar a construção da aplicação. Com a solicitação de apoio da ABHH, o diretor de Tecnologia da Informação da APM, Antonio Carlos Endrigo, buscou uma startup que pudesse desenvolver o projeto tecnológico. A MTM foi a responsável por essa fase.

“A Associação, então, disponibilizou o ambiente em nuvem para hospedar o aplicativo. Tudo o que for rodar dentro do app desenvolvido pela MTM estará nesse local”, detalha o diretor da APM.

Para doar sangue, você deve:

  • Portar documento oficial com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação)
  • Ter entre 18 e 40 anos de idade
  • Pesar acima de 50 quilos
  • Estar em boas condições de saúde
  • Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas nas horas que antecedem a doação)

 Qual o intervalo entre as doações?

  • Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses
  • Mulheres podem doar a cada três meses; até no máximo três vezes no período de 12 meses.

Para doar sangue você não deve:

  • Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, práticas de sexo não seguro ou vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de HIV ou Hepatite);
  • Ter febre, tosse, dor de garganta ou contato com pessoas com esses sintomas.

Fonte:Associação Paulista de Medicina