O Dia da Imunização (9 de junho) merece atenção, pois as vacinas são essenciais para adquirir defesa e proteção contra várias doenças infectocontagiosas. Para se ter ideia, há vacinas que podem prevenir até seis tipos de doenças, e se engana quem pensa que só criança deve manter a carteira de vacinação em dia. Mesmo depois de adulto devemos ficar de olho no calendário de vacinação para não perder a data de nenhuma dose.

“A vacina estimula nosso sistema imunológico a produzir anticorpos (que garantem a defesa doorganismo) contra doenças infecciosas. Assim, quando entramos em contato com vírus ou bactérias, os anticorpos agem para eliminar esse invasor. As vacinas são seguras e, na maioria das vezes, causam raros e leves efeitos colaterais como febre baixa e dor no local da aplicação.”, disse a infectologista do São Cristóvão Saúde, dra. Andreia Maruzo Perejão.

A carteirinha de vacinação é um documento e deve ser guardado com muito cuidado como outros documentos. Caso a perca, se não houver possibilidade de conseguir uma segunda via, deve-se reiniciar todo o esquema vacinal recomendado para a idade ou condição de saúde da pessoa.

Manter a vacinação em dia durante a pandemia é ainda mais importante. “Tendo o organismo protegido de doenças que a pessoa já está vacinada, em caso de sintomas que possam sugerir Covid-19 e outras, é possível descartar essasdoenças, facilitando o diagnóstico e tratamento.”, finaliza a infectologista.

Mais informações: vacina@saocristovao.com.br
Telefone: 2029-7222 – Ramal 7005
Mais informações: vacina4@saocristovao.com.br