Por: Fernando Montenegro *

Dia do Idoso: 1º de Outubro
Aproveitem (um pouco!) depois desta pandemia horrível!!

Apesar da data oficial, este ano foi marcado pela presença nefasta do vírus SARS-COVD 19 que afetou- e ainda afeta – muitos idosos, ainda que se espalhe por todas as faixas etárias.

Mesmo com a suave queda nas mortes,ainda são 900 por dia, por isto as medidas preventivas devem continuar e apesar de podermos circular mais, não podemos deixar de nos prevenir na lavagem das mãos, álcool gel  e máscaras lavadas que cubram todo o rosto e circulando só o mínimo necessário.

Em casa que tem jovens que saem todos os dias para trabalhar,cuidado com roupas, sapatos e coisas de mão deles para não estar carregando o vírus para dentro de sua casa.

Também cuidado com as compras que faz no supermercado: elas precisam ser limpas antes de entrar na sua casa (é chato eu sei,mas necessário) e nas entregas de comida ou encomendas por correio.

ÔLHO VIVO , AINDA, QUE PRECISEMOS ESTAR SEGUROS POR MAIS UM BOM TEMPO!

Mas aproveite o tempo pra arrumar sua casa – aqueles armários que você passava, olhava e fechava….(só cuidado com o pó,sempre passe um pano úmido antes, converse com seus vizinhos mais diretos( todos de máscara,hein!), com seus parentes por celular ou fixo (assim não precisa ficar “catando milho” nos what’s app da vida) ou fale por ele, deixe as janelas e portas internas abertas,tome banho com se fosse sair, evite ficar petiscando o dia todo pois pode (e vai!) engordar –além de juntar  muitos restos nos dentes (tem se lembrado deles,ou de limpar mais suas próteses???)  que vão ser fatores de mais cáries –  que voltam a ser  mais incidentes nesta idade e de sangramentos na gengiva (também mais frequentes nos idosos!) e tenha por base um único pensamento:  COMEU= LIMPOU.  esta é a regra de uma 3ª. idade mais saudável com relação à sua boca.

Mas é um dia de celebrar sua vida e de tudo que já fez até hoje por você, vocês e seus filhos! Esta é a verdadeira razão de estarmos por aqui!

A vida foi/é cheia de pequenos problemas que nós os complicamos demais quando somos mais jovens e isto faz com que tenhamos rompido ou se afastado de  pessoas que faziam parte de nosso passado. Será que agora não é hora de buscar “chegar neles”??? Saber com estão e o que fizeram nestes anos todos_e você deve contar a eles o que você passou também. Amizade é sempre uma via de mão dupla) não se esqueça.

Aproveite e vá nos médicos que você deixou “passarem  batido” pela pandemia, os controles que tinha de diabetes, hipertensão e artrites/artroses (e não se esqueça dos pulmões!), pois além de outras doenças são estas as que mais incomodam os idosos  sempre, e por isto são grande fonte de problemas clínicos e hospitalares e precisamos “estar de olho vivo ” sempre!!

Já parou de fumar? Pelo amor de Deus pare logo!!Ele vai ferrar com você.

Mas agora tem uma série de centros de convivência para idosos em faculdades de Medicina,em organizações do Estado,Prefeitura e OSSs (Organizações Sociais de Saúde) pelo Brasil afora.Vá ver como funcionam! Reavive sua Curiosidade! Você ainda tem muita “lenha para queimar” !

E na se esqueça de ajudar o próximo: com esta pandemia muita gente perdeu emprego e está em situação crítica, e não tem onde procurar novo trabalho pois muitos comércios fecharam: pense em se juntar a uma igreja ou instituição e ajude estas pessoas:é um modo de ocupar seu tempo livre e auxiliar quem precisa e, claro, tem os tricôs e crochês para os bazares destes locais!!

Não se esqueça que para quem pode pagar, ter a Netflix(e outras) em casa é garantia de zilhões de filmes e séries pra assistir e isto nos distrai muito, relembrando filmes que gostávamos e vendo as muitas,muitas coisas novas que são feitas -umas boas ,outras ruins – mas a vida também não é assim.???

Ocupe seu tempo com coisas boas e …Parabéns pelo Dia do Idosos… nem que seja só em casa, atualmente…

 


Fernando Luiz Brunetti Montenegro

Mestre e Doutor pela FOUSP
Ministrador de Cursos Especialização em Odontogeriatria
Responsável por Odontogeriatria em 3 Sites Científicos gratuitos.
Articulista do Jornal Odonto & Saúde Integral

Currículo Lattes disponível em: http://lattes.cnpq.br/5048935993581678
E-Mail: fbrunetti@terra.com.br