O Instituto Nacional do Câncer (Inca) já alertou neste ano de pandemia sobre os riscos da relação entre tabagismo, narguilé e coronavírus, defendendo a proibição da venda do dispositivo, medida que a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) apoia integralmente. De acordo com a nota técnica (1) da instituição, além de alertar sobre o uso do tabagismo indica também o risco do uso e do compartilhamento do narguilé frente à pandemia.

O presidente da ABCD Brasil, Silvio Cecchetto, chama a atenção também para este documento, pois destaca “que fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais, como a COVID-19”. E mais, rejeita a hipótese do uso de nicotina na prevenção ou tratamento da COVID-19. “O vício pode trazer, sim, o risco de causar mais danos ao paciente, além de contar com a instalação de uma nova doença – o tabagismo. E jamais o tabagismo, segundo alerta o Inca, seja por meio do uso de cigarros, ou dispositivos eletrônicos para fumar ou similares, deve ser recomendado ou sugerido para o combate à COVID-19”, afirma Cecchetto.

Em alguns países do Mediterrâneo Oriental, como Irã, Kuwait, Paquistão, Catar e Arábia Saudita o uso do narguilé está proibido em locais públicos como cafés, bares e restaurantes exatamente para prevenir a transmissão do coronavírus. É um passo importante que deveria ser adotado em todo o mundo.

Brasil – Mas também no Brasil há movimentos neste sentido. A ACT Promoção da Saúde (organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de combate ao tabaco, alimentação saudável e atividade física), por exemplo, em conjunto com outras entidades, publicou nota conjunta abordando exatamente o tema nicotina e o novo coronavírus.  A nota da ACT  destaca que várias linhas de  pesquisa estão em andamento para entender como o coronavírus age e como combatê-lo.

Livro Prevenção do Câncer Oral- Este é um momento importante para lembrar que também a ABCD oferece a todos os cirurgiões-dentistas, gratuitamente, o livro Prevenção do Câncer Oral que pode ser baixado gratuitamente no site da ABCD (https://abcdbrasil.org.br/site/2020/01/06/abcd-lanca-em-portugues-livro-de-prevencao-de-cancer-oral-da-ero/).

“Esta é uma importante ferramenta criada pelos maiores especialistas internacionais reunidos pela Ero (European Regional Organization) e disponibilizada no site da ABCD, traduzida para o português, e de extrema importância neste momento de pandemia. Estamos sempre trabalhando, com nossos associados, em prol da Odontologia, no território brasileiro e além- fronteiras. Juntos podemos fazer diferença na saúde bucal da nossa população”, afirma o presidente da ABCD Brasil.