O Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde (FCAFS) reuniu-se para lançar a Petição Pública “SUS merece mais em 2021”. Assinam a petição os conselhos de Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Química, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Técnicos de Radiologia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Odontologia, que se reuniu, na de forma extraordinária, para debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021.

O encontro se fez necessário por conta da projeção de redução de recursos financiados ao SUS no pós-pandemia. No mesmo dia, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou a Petição Pública “O SUS merece mais em 2021”, que tem como objetivo revogar alguns pontos da Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016, que congela os investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036. O FCAFS emitiu ofício de manifestação de apoio ao CNS no dia21/9.

O tesoureiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Marco Antonio Manfredini, representou a autarquia na discussão e alerta para a necessidade de apoio à causa. “O SUS tem demonstrado sua importância no combate à covid-19 e por isso, mais do que nunca, precisamos nos unir ao movimento do Conselho Nacional de Saúde em defesa de mais recursos em 2021”.

Fonte CFO