O Outubro Rosa, dedicado a tornar o mês de outubro no reforço da prevenção do câncer de mama, ganha aliados importantes, como a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), incentivando o autocuidado e promovendo ações que ajudem na conscientização sobre a importância do autoexame, mas que também continuem trabalhando para a democratização do acesso aos exames e aos tratamentos de última geração no Brasil.

A indústria de alta tecnologia de produtos para saúde está comprometida com o combate ao câncer de mama, doença que ainda é uma das maiores responsáveis pelas mortes de mulheres em todo o planeta. Através do trabalho de várias entidades, o setor atua não só para facilitar o acesso a tratamentos e exames, mas também no reconhecimento do papel central das mulheres no ecossistema da área da saúde.

Mamografia: 95% de cura – Vale lembrar que, segundo o Instituto Oncoguia, o diagnóstico precoce do câncer de mama através de exames como a mamografia torna possível a cura em 95% dos casos da doença. Com a conscientização da população, o trabalho conjunto entre profissionais da saúde e a sociedade, o comprometimento do setor industrial e a participação das mulheres, é possível vencer essa batalha.

Papel da mulher – O Outubro Rosa vai muito além da prevenção ao câncer de mama: é também uma oportunidade de celebrar a importância da mulher no setor da alta tecnologia de produtos para a saúde e de trabalhar em conjunto na criação e manutenção de políticas públicas que garantam às brasileiras um acesso mais rápido e democrático aos tratamentos com novas tecnologias.