A área de Educação avançará mais nos próximos cinco anos do que nos últimos 500. A pandemia antecipou e acelerou tendências importantes do mercado educacional como a migração para o digital e uma readaptação completa na forma de educar e aprender, segundo Alexandre Velilla Garcia, CEO do Cel.Lep.

A área educacional foi dos setores mais impactados do mundo com o Covid-19, em todo o mundo. Escolas fecharam e alunos e professores precisaram, da noite para o dia, aprender a lidar com interação na internet, recursos audiovisuais e se comunicar pela tela do celular ou computador. Sem prévio manual de instruções, a pandemia trouxe, compulsória e universalmente, a necessidade de migração para 100% digital.

Esta necessidade provocou inúmeros desafios de infraestrutura tecnológica, como acesso ao WiFi e equipamentos. Para ele, a transformação no setor será um processo árduo, duro e intenso, que percorrerá inclusive o próximo ano de 2021. “Quando olharmos para trás, essa será uma das grandes marcas de 2020. Acredito que seja um caminho sem volta e de muita evolução. Tanto nos aspectos de incorporação de tecnologia nas metodologias pedagógicas, mas também no acesso aos equipamentos e a infraestrutura”, explica.

Para ele, o setor vai avançar mais nos próximos cinco anos do que em 500 anos, em todos os termos, mas especialmente quanto à infraestrutura e à incorporação das tecnologias.

Papel do professor – “O que vejo de mais importante será a mudança e aprimoramento do papel, importantíssimo, do professor no processo educacional. Além disso, acredito que a educação será híbrida: presencial, com alunos e professores, numa relação simbiótica inovadora, aprendendo juntos e trocando experiências, e digital, com acesso ilimitado à informação, de forma estruturada e personalizada a cada estudante”, finaliza.

O executivo reforça que essa transformação obrigou todos a se adaptarem a uma nova e moderna forma de educar e aprender. Todos os “players” nesse mercado tiveram que passar por um processo abrupto e radical de mudança. E, aqueles que já vinham acelerando internamente essa transformação digital, acabaram se destacando, como é o caso do Cel.Lep, que desde a sua fundação em 1967, ancora sua estratégia de atuação em inovação, qualidade e excelência, conta Garcia.