InformaSUS da UFSCar lança projeto que divulga experiências da Atenção Básica à Saúde durante a pandemia de Covid-19. O lançamento do projeto conta com docentes de várias instituições para documentar ações do SUS no enfrentamento à doença

O projeto “Experiências da Atenção Primária à Saúde – invenção e resistência em tempos de pandemia” foi criado pelo InformaSUS, projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que divulga informações sobre a pandemia de Covid-19. O objetivo da ação é mostrar a importância da Atenção Básica à Saúde no enfrentamento do novo Coronavírus, além de divulgar e documentar experiências desenvolvidas em municípios, territórios e comunidades junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e com participação social – por meio de lives transmitidas nas redes sociais do InformaSUS e reportagens, também veiculadas no portal do projeto de extensão (www.informasus.ufscar.br).

Universal – Outra missão da iniciativa é exibir a potência do SUS como uma política pública universal no enfrentamento às desigualdades regionais e sociais do Brasil. O desenvolvimento da ação também contou com o apoio de diversas universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), universidades federais Fluminense (UFF), da Grande Dourados (UFGD), do Oeste do Pará (UFOPA), Rural do Semiárido (UFERSA), de Santa Maria (UFSM), além da própria UFSCar.

Até o momento, já foram transmitidas cinco lives divulgando experiências de Atenção Primária à Saúde: na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo; em Mossoró, no Rio Grande do Norte; em Rurópolis, no Pará; em Niterói, no Rio de Janeiro; e em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul. A próxima será apresentada nesta quinta-feira (1º/10) sobre o enfrentamento da pandemia pelos ribeirinhos do Abaré, em Santarém (PA). As lives apresentam detalhes das experiências, articulando perspectivas de gestores, trabalhadores, usuários, movimentos, universidades, compondo os olhares, suas produções e significados.

Lives – Todas as lives e reportagens estão disponíveis no site do InformaSUS (www.informasus.ufscar.br).

Mais informações: e-mail contatoinformasus@ufscar.br.