O possível primeiro caso positivo de Candida auris (C. auris) foi notificado nesta semana à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou alerta de risco. Trata-se de  um paciente adulto internado em hospital no  estado da Bahia, sobre  possível primeiro caso positivo de Candida auris (C. auris).

O C. auris é um fungo considerado uma grave ameaça à saúde global. Ele foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, mais especificamente no Japão.

Sobre o último caso suspeito identificado no Brasil, já estão sendo feitos procedimentos para verificar o perfil de sensibilidade do fungo. O Laboratório Especial de Micologia da Escola Paulista de Medicina (Lemi–Unifesp) será responsável pelo sequenciamento genético (padrão-ouro) do microrganismo.

Para acompanhar o caso e prevenir a disseminação de C. auris no Brasil foi organizada uma força-tarefa nacional composta por representantes da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa Bahia), da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH Bahia), da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e representantes do Ministério da Saúde, entre outros.

 Fonte: Brasil 61 – https://brasil61.com/noticias/brasil-

…………………..