O Projeto Alto Arapiuns faz parte do Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável (PAADS) e atua na região Amazônica Paraense desde 2011, abrangendo o desenvolvimento social, econômico e cultural das populações indígenas paraense, para que possam conviver em harmonia com o meio ambiente.

O programa tem como objetivo mobilizar recursos humanos e materiais em ações participativas que contribuam para a saúde sistêmica e emancipação das comunidades do Alto Arapiuns. Para potencializar o tempo investido nestas ações são utilizados barco e avião como meios de transporte. As ações têm cunho humanitário, é sem  fins lucrativos e contam com a participação de voluntários de todo o Brasil.

Pouco acesso – A escolha da região do Rio Arapiuns, Maró e Aruã se deu pelo coordenador do projeto, que ao sobrevoar as comunidades distantes da região da Amazônia, viu a dificuldade de acesso das populações à saúde, à alimentação e à educação, o que gera um impacto direto na qualidade de vida dos ribeirinhos. O projeto leva melhorias à comunidade, proporcionando mais bem-estar individual, coletivo e saúde a todos.

Desde 2011 – O Projeto de Saúde Bucal para os moradores teve início em novembro de 2011 para de melhorar os índices de saúde bucal da comunidade, paralelo à cultura de hábitos saudáveis nessa área de difícil acesso.

Na assistência odontológica, dentistas fazem o atendimento clínico com procedimentos realizados no local disponibilizado para montagem de uma estrutura de clínica odontológica. Junto com a clínica, são feitas ações educativas com a distribuição de kits contendo copo, escova, creme dental e fio dental, aplicação tópica de flúor gel para a população, além do levantamento epidemiológico da condição bucal dos habitantes.

O projeto atende todas as comunidades e aldeias da região do Maró. Até 2018 foram realizados 7.908 procedimentos clínicos e 1.271 exames paralevantamento epidemiológico. Foram feitas 2.137 orientações de higienebucal, distribuídos 3.734 kits (escova, creme dental e fio dental) e realizadas 2.065 escovações supervisionadas com aplicação de Flúor em gel.

Foto: Divulgação