Exames por imagem podem ser utilizados para orientar médicos quanto ao tratamento de pacientes que sofreram com sintomas prolongados da COVID-19. Pesquisa americana já utiliza banco de dados com quase 150 mil imagens. A técnica chamada SPECT que utiliza a cintilografia de perfusão cerebral, criada pelo médico Daniel Amen (foto), é uma das possibilidades de uso para verificar os danos causados ao cérebro pela chamada Síndrome Pós-Covid ou Long COVID. Pacientes que tiveram diagnóstico confirmado de COVID-19 apresentam mais de 55 sintomas prolongados e as sequelas estão sendo pesquisadas por vários grupos de médicos em todo mundo.

28/4 no Brasil-20h00 (Horário de Brasília)- O médico criador da técnica SPECT, Daniel Amen, falará com o público brasileiro, pelo Youtube. Serão apresentados os dados mais recentes do Banco de Dados de SPECT e as percepções quantos aos casos de Síndrome Prolongada da COVID.

O SPECT é uma técnica que alia a cintilografia de perfusão cerebral a exames do tipo ressonância, promovendo classificações através de mais de 121 mil exames que compõem um banco de dados e informações que mostram uma série de condições cerebrais e de doenças que no cérebro de diferentes pessoas têm o mesmo comportamento.

Os pacientes com Síndrome Pós-COVID podem apresentar padrões cerebrais semelhantes, Essa pesquisa está sendo realizada e o banco de dados pré-existente irá colaborar nessa percepção sobre as condições cerebrais dos doentes.

No Brasil, a técnica de análise já é utilizada nas cidades de Natal. Vitória e Rio de Janeiro. O médico Dr. Roberto Levi Jales da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear explica que, “o uso da tecnologia com banco de dados tende a se generalizar no Brasil. A técnica prevê que os exames sejam realizados da mesma forma que poderá mostrar os mesmos resultados obtidos em bancos de dados americanos, europeus e chileno. Possibilitando maior acessibilidade para os médicos brasileiros”.

Quem é – O médico Daniel Amen, de origem libanesa, nasceu em 1954 e é o autor e difusor da técnica de tomografia cerebral SPECT. Escreveu diversos livros que se tornaram best sellers, como Mude seu cérebro, Mude seu Corpo, um dos mais vendidos no Brasil. Ao todo 5 títulos foram lançados, todos falam do uso de técnicas para analisar o cérebro como forma de mudar a vida das pessoas.

Serviço

Workshop Internacional sobre Medicina Nuclear em Psiquiatria
Dia:28 de abril
Horário: 20h