A hipertensão arterial é fator de risco para as doenças cardiovasculares, responsáveis pelas principais causas de morte em nosso país e no mundo, como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Hoje a agravante é que indivíduos hipertensos, com a pressão arterial descontrolada, figuram entre aqueles que apresentam mais possibilidades de complicações decorrentes da infecção pelo novo coronavírus, além de outros distúrbios, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares pré-existentes.

O controle da pressão arterial pela adoção de hábitos saudáveis e o uso correto da medicação, quando necessária, são eficazes como prevenção.

Recentes estudos confirmam que, no isolamento, muitas vezes, a alimentação inadequada e o sedentarismo viram válvula de escape, aumentando as chances de descontrole da pressão arterial.  Fique ligado e não cede às tentações. Escolha refeições frugais e em horários regulares.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) reforça que, neste momento de grave crise da saúde mundial, mantém atenção integral aos pacientes para assisti-los adequadamente em todas as demandas.

Aliás, destando  que 17 de maio é o Dia Mundial da Hipertensão, a SBH aproveita para conclamar todos a adotarem  cuidados simples, mas que fazem toda a diferença para a boa saúde.

O QUE FAZER:

  • O tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovas- culares e é apontado como fator negativo no controle de hipertensos.
  • Prefira sempre os alimentos frescos e limite as refeições congeladas, embutidas e enlatadas.
  • O excesso de peso pode aumentar a pressão em 30%, além de dificultar o controle nos hipertensos.
  • Limitar o consumo diário de álcool a 1 dose (mulheres) e 2 doses (homens).
  • Faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, que pode ser dividido em 2 períodos de 15 min ou 3 de 10 min. Seu corpo foi feito para se movimentar.
  • Procure uma melhor qualidade de vida.

 Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão/ Acontece Comunicação e Notícias / Chico Damaso Whatsapp (11) 99911.8117  / acontece@acontecenoticias.com.br

Imagem:Portal Amigo do Idoso/ https://portalamigodoidoso.com.br/