O dispositivo  Cold Mouth, lançado pela Gador do Brasil, é uma inovação na aplicação de crioterapia promovendo alívio da inflamação e da dor provocada pela mucosite oral. O dispositivo intraoral para prevenção e tratamento da doença é o primeiro que auxilia o tratamento da doença, muitas vezes associada à quimioterapia ou radioterapia de cabeça e pescoço.

Produzido nos Estados Unidos e distribuído para todo o país pela Gador do Brasil, com venda livre, o dispositivo traz mais conforto na aplicação de técnicas de crioterapia, ou seja, de resfriamento, permitindo o alívio da inflamação e da dor provocada pela mucosite oral, em pacientes com câncer.

Estudos clínicos realizados com indivíduos submetidos a tratamentos quimioterápicos e radioterápicos ao longo dos últimos anos evidenciam os benefícios da crioterapia oral na diminuição da incidência e da gravidade da mucosite oral. Para obter resultados satisfatórios, associações internacionais como a National Comprehensive Cancer Network, a Multinational Association of Supportive Care in Cancer e a Oncology Nursing Society sugerem o uso da crioterapia por 20 a 30 minutos em pacientes durante a infusão de agentes mucotóxicos.

O Cold Mouth é uma inovação que alia praticidade e eficiência na realização desse processo terapêutico. De uso individual, o dispositivo é composto por duas câmaras de água. Enquanto a interna tem água potável, congela e fica sólida; a externa, à base de água salinizada, permanece com o líquido gelado e maleável.

Vasoconstrição – Exames termográficos em pacientes que utilizaram o dispositivo apresentaram uma redução da temperatura da cavidade oral para, em média, 0,38ºC negativos por mais de 30 minutos e de maneira uniforme. Esse esfriamento provoca a vasoconstrição em níveis suficientes para reduzir a ação dos agentes terapêuticos nas células da mucosa, atuando, assim, na prevenção da mucosite oral.

Linha Bem-Estar – A mucosite é um dos efeitos adversos mais comuns da quimioterapia e da radioterapia. E sabemos o quanto a dor associada à essa inflamação impacta no cotidiano do paciente, que pode ter dificuldades para comer, beber, dormir, manter uma nutrição adequada e até falar. “Com mais um lançamento da  linha Bem-Estar, queremos contribuir para que os pacientes oncológicos tenham mais qualidade de vida e deem continuidade aos seus tratamentos”, afirma Paulo Bettoni, CEO da Gador do Brasil.

Validade – Com validade de mais de um ano depois de aberto, o dispositivo pode ser utilizado várias vezes ao dia para minimizar a dor e a inflamação, inclusive por pacientes com dentes sensíveis. Isso porque ele é feito de silicone macio, o que reduz o desconforto da crioterapia quando comparado ao uso do gelo tradicional.

O Cold Mouth é um produto aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) e pela European Medicines Agency (EMA), agências que são referência no controle e supervisão da segurança de medicamentos e de dispositivos médicos.

No Brasil desde 2017, a Gador é uma empresa farmacêutica multinacional fundada em 1940, na Argentina. Com sede em Buenos Aires, está presente em mais de 50 países e possui 900 produtos registrados. Iniciou suas atividades no mercado brasileiro com o lançamento de produtos oncológicos e, posteriormente, com a LINHA BEM ESTAR, dirigida ao paciente oncológico.