artigos.gif (4618 bytes) logjornal.gif (4234 bytes)

Ano IV - Nº 52 - Primeira quinzena de junho de 2002

Medo do Dentista está passando


Alda Kalafatás*

alda.jpg (10253 bytes)

Está passando o medo da cadeira de dentista e das brocas. O nível de conscientização, novas técnicas menos doloridas e de menor custo proporcionando tratamentos mais rápidos e eficientes, estão fazendo com que as pessoas procurem mais o dentista e tenham maiores cuidados com seus dentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, gasta-se no
Brasil mais de R$ 7 bilhões/ano em tratamentos, próteses e aparelhos ortodônticos.

Para a classe da Odontologia isso é bom ? Sim, Significa dizer que está diminuindo a incidência de pacientes que só procura o atendimento no consultório quando o quadro já tem características de uma situação emergencial e até insustentável do ponto de vista clínico.

Após realizarem tratamentos reparadores ou estéticos, beira 100% o número de pacientes que mudaram para melhor a sua condição psicológica. Passaram a gostar mais de si e a exibir os respectivos sorrisos com mais naturalidade.

O fundamental é que as pessoas estão se convencendo a respeito da importância da saúde bucal, em todos os aspectos, uma condição que começa a ter outro nível de prioridade em relação a anos atrás.

Há também casos incríveis de pessoas que adquiriram cacoetes decorrentes de defeitos e anomalias nas arcadas dentárias. Em muitos casos estes cacoetes não desaparecem mesmo após o procedimento da correção, tamanha é a mudança no modo de ser da pessoa a medida que o complexo aumentava em relação ao problema.

Os avanços tecnológicos e científicos da odontologia já proporcionam soluções adequadas e bem menos dolorosas, em todos os sentidos, para todos os tipos de situações e o paciente está percebendo essas mudanças. Acima de tudo, ele se convence de que o sorriso funciona como o seu melhor cartão de visitas.


* Alda Kalafatás é professora da ABO/SC e ortodontista

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO