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Montando seu consultório: alerta ao recém-formado

Bernardino Marques de Figueiredo Filho *


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Em recentes estudo conduzido pela London Business School e pelo Babson College de Boston, que avaliou a capacidade empreendedora da população em vinte e um países, o Brasil se tornou o campeão mundial do empreendedorismo, com a surpreendente constatação de que um em cada oito brasileiros adultos monta um negócio próprio. Nos Estados Unidos ( vice-campeões ) a proporção encontrada é de um para cada dez americanos.

Por outro lado, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), relatam que um dos maiores índices mundiais de mortalidade de empresas também está no Brasil. Hoje, cerca de 50 % dos novos negócios criados são fechados antes de completar um ano de vida, com elevado prejuízo financeiro para as pessoas envolvidas. Esta triste estatística é ocasionada principalmente pela falta de planejamento para a montagem do negócio: ausência de uma estratégia de definição de público-alvo e segmentação de mercado, falta de uma correta avaliação das formas e do potencial de atratividade dos futuros clientes, pouco capital de giro para suportar o período inicial de muito investimento e retorno escasso, perfil do empreendedor e, finalmente, a falta de uma visão empresarial para o negócio que está sendo criado.

Na Odontologia existe, além das condições citadas, outros agravantes como a adoção de uma grade curricular extremamente tecnicista nos bancos de graduação e pós-graduação e que não apresentam aos alunos a realidade do mercado. Para o recém-formado esta situação se torna crítica pois, por um lado, há uma total ausência de informações sobre administração e orientação para o planejamento do futuro profissional e, por outro lado, o anseio de pais, patrocinadores e dos próprios graduandos que desejam o retorno mais rápido para os investimentos feitos ao longo do período acadêmico. Estes fatores geram, na grande maioria dos casos, decisões precipitadas e erradas na montagem do consultório odontológico que, infelizmente, colaboram e aumentam a estatística do elevado número de empresas que encerram suas atividades em um período curto de tempo.

A decisão de se montar uma empresa própria deve estar baseada em diversos fatores essenciais para o sucesso e crescimento do empreendimento a longo prazo, a saber:

1. Auto-análise do profissional: em primeiro lugar o recém-formado deve verificar se possui o perfil de empreendedor, ou seja, saber conviver com oscilações de renda e movimento, trabalhar sem horário fixo e possuir capacidade e desprendimento para sempre procurar novas oportunidades de mercado. Após esta difícil decisão, é imperioso que o cirurgião-dentista conheça seus pontos fortes e fracos, tanto profissionais quanto pessoais - área de atuação na Odontologia, capacidade de relacionamento com colegas e futuros clientes e organização pessoal e financeira são itens importantes que não podem ser deixados de lado no estudo para a abertura de um negócio próprio;

2. Definição de público-alvo: após sua auto-análise, o profissional estará pronto para avaliar corretamente qual segmento de mercado procurará atingir. Hoje o mercado pode ser segmentado de várias formas ( exemplos: geograficamente, por origem de pacientes, etc...) e a definição de seu público-alvo é a chave do sucesso do cirurgião-dentista, pois este conseguirá oferecer serviços que atenderão e superarão as expectativas destes futuros clientes tornando-os fiéis;

3. Definição do local do consultório: apenas após as avaliações anteriores deverá ser tomada a decisão sobre o local do consultório. De uma maneira geral e simplificada, deve facilitar o acesso e atender às expectativas de seu público-alvo, bem como estar localizado em regiões que facilitem e otimizem fatores potenciais de crescimento da empresa. Outros fatores devem ser considerados: custos de aquisição ou aluguel do imóvel, custos de reformas, custos de manutenção mensal e depreciação, segurança e avaliação da concorrência;

4. Visão Financeira: conhecer os custos, saber calcular seus honorários profissionais, conhecer as diversas formas de pagamentos e estabelecer metas de crescimento são requisitos básicos para a abertura de qualquer negócio;

5. Ferramentas de Marketing: instalações compatíveis com os anseios e necessidades de seu público, divulgação do consultório através de folders, jornais, comunicados e Internet, material de papelaria bonito e que crie uma identidade visual para a sua prática odontológica, networking e cartas para colegas e clientes, são ferramentas importantíssimas mas que só trarão resultados práticos e financeiros se os pontos discutidos anteriormente forem muito bem avaliados.

A inauguração de seu próprio consultório é, com certeza, a maior realização e o maior sonho de um cirurgião-dentista rumo ao seu desenvolvimento e ascensão profissional. Porém, com a competição em alto grau, todo o planejamento é necessário para tornar este consultório uma instituição de muito sucesso.

Hoje os profissionais devem enxergar sobre outros ângulos além da excelência técnica, ou seja, devem possuir visão sistêmica. Desta forma perceberão e conhecerão as oportunidades, serão excelentes gestores e diminuirão sensivelmente as possibilidades de erros na sua grande capacidade empreendedora.


* O autor é cirurgião-dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da USP, especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Capacitação Gerencial ( setor de cursos MBA ) da FEA / USP, coordenador do Curso de Capacitação em Administração e Marketing da ABENO e diretor-executivo da Odonto Manager. E-mails para odontomanager@ajnaweb.com.br


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