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Modelo
de Gestão em Odontologia
Bernardino Marques de
Figueiredo Filho *
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O atual cenário da Odontologia no Brasil, onde verificamos o
número elevado de faculdades formando uma quantidade excessiva de profissionais
concentrados nos grandes centros urbanos gera, sem dúvida alguma, um mercado bastante
competitivo e que vem sendo marcado por queda real da remuneração do
cirurgião-dentista, dispersão do exercício profissional e, de uma maneira geral,
insatisfação da classe odontológica com os rumos tomados pela profissão.
Isto é agravado pela deficiência da formação do profissional, atualmente extremamente
tecnicista, e que não adquire conhecimentos de temas fundamentais para seu planejamento
de carreira, conhecimento do mercado e conseqüente sucesso profissional. Infelizmente,
administração, marketing, finanças, recursos humanos, psicologia e tecnologia são
temas muito pouco explorados e que fazem toda a diferença para o sucesso ou fracasso
deste profissional.
É fundamental a conscientização da classe odontológica para o fato real da mudança da
Odontologia e que, necessariamente, cada profissional também deve buscar sua adaptação
neste panorama. Na perspectiva atual, competência e atualização técnica são
pré-requisitos básicos e que não geram mais vantagens competitivas, ou seja,
diferenciais que satisfaçam mais as necessidades de seus clientes do que a oferta de seus
concorrentes.
Tendo esta realidade em vista, podemos afirmar que o grande diferencial estará na gestão
que cada profissional procurará implementar em sua prática cotidiana.
O conceito de gestão em Odontologia é baseado na implementação, planejamento e
metodologia de estratégias para a obtenção de soluções reais na prática gerencial
odontológica e, sem a aplicação deste conceito, dificilmente o cirurgião-dentista
conseguirá seus objetivos profissionais.
Em nossa opinião, a gestão moderna deve estar baseada em quatro grandes visões
interligadas, que propiciarão um completo entendimento e adaptação do profissional à
esta realidade e a este novo cenário do mercado.
1. Visão dos Clientes: refere-se à uma correta estratégia de marketing
odontológico. É importante salientar que a formação de uma estratégia de marketing é
bastante complexa, pois envolve delineamento de serviços, segmentação e definição de
mercados de atuação, correta formação de preços, pesquisas de mercado e logística de
atendimento, com o objetivo de captar e manter clientes lucrativos, satisfazendo-lhes as
necessidades e aumentando suas percepções. Sem as definições desta estratégia, as
ferramentas de marketing ( papelaria, materiais de divulgação, aspectos físicos do
consultório etc...), que são importantíssimas, acabam não sendo totalmente
aproveitadas;
2. Visão Econômica-financeira: refere-se ao total conhecimento dos custos de seu
consultório, formação de preços, aplicação de tabela de honorários, formas de
pagamentos, investimentos financeiros e em tecnologia, com o objetivo de tornar o
consultório uma empresa extremamente lucrativa;
3. Visão de Crescimento e
Desenvolvimento: se as
empresas querem alcançar objetivos ambiciosos de crescimento financeiro e de ganhos de
mercado, não podem estar alheias a investimentos em tecnologia e também em seus recursos
humanos. Hoje é imperioso saber calcular a relação custo-benefício e o retorno
esperado com a aquisição de qualquer equipamento para o consultório. Também é
fundamental que o cirurgião-dentista assuma a sua responsabilidade no gerenciamento da
equipe e busque conhecimentos de gestão de pessoas, como: treinamento, motivação,
liderança, participação e co-responsabilidade nos resultados;
* O autor é cirurgião-dentista graduado pela Faculdade de
Odontologia da USP, especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela
Fundação Getúlio Vargas, especialista em Capacitação Gerencial ( setor de cursos MBA
) da FEA / USP, coordenador do Curso de Capacitação em Administração e Marketing da
ABENO.
E-mails para fbernard@omint.com.br
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