artigos.gif (4618 bytes) logjornal.gif (4234 bytes)

Ano III - Nº 45 - Segunda quinzena de outubro de 2001


A nova Odontologia: Reflexões para o Dia do Cirurgião-dentista

Bernardino Marques de Figueiredo Filho *


bernardino.gif (1996 bytes)

Estamos comemorando mais um dia do cirurgião-dentista ! Esta é uma data importante e bastante festiva, que merece comemorações e nos enche de orgulho por fazermos parte de uma comunidade que luta pela melhora desta profissão, tornando-a mais ética e mais aceita pela sociedade.

Mas, é uma data que também merece reflexões, análises e uma nova visão dos rumos que a Odontologia está tomando e das mudanças atuais que estão ocorrendo nesta bonita e importante profissão.

Em primeira análise, devemos verificar a situação global encontrada atualmente, pois todo o mercado relacionado com a Odontologia ( empresas, clínicas, institutos complementares e o consultório de cada profissional ) estão intimamente ligados com as mudanças ocorridas na economia e na relação com os clientes dentro deste novo cenário.

O cirurgião-dentista deve se conformar e se conscientizar de que, atualmente, a sociedade é dinâmica, instável e evolutiva. Esta posição atual da sociedade deve-se a dois grandes fatores: a globalização e o menor ciclo de vida dos produtos e serviços.

A globalização nada mais é do que: "a diminuição das fronteiras econômicas mundiais com a busca, pelos países, de novos mercados para vender seus produtos". Isto é possível graças a dois fatores: a evolução das comunicações ( Internet, linhas digitais, fibras óticas, etc.) e a evolução tecnológica ( novas máquinas, novos processos, robôs, etc.). De uma forma muito resumida: com as empresas produzindo mais e tendo facilidades nas comunicações, estas buscam novos mercados, em qualquer lugar do mundo, para vender seus produtos.

A conseqüência direta do fenômeno acima descrito é que sempre existirão "novidades" para os clientes, seja nas prateleiras dos supermercados, nas vitrines das lojas ou nas dentais de nossa preferência. Hoje os produtos e serviços estão sendo modificados cada vez mais rapidamente para atender às novas exigências dos consumidores. Apenas para citar três exemplos:

  1. A General Motors, após os fenômenos descritos acima, lança um novo modelo de automóvel a cada três meses no mercado. O tempo de desenvolvimento de um carro novo baixou de 45 meses para 18 meses, tendo em vista a exigência cada vez maior dos consumidores ;

  2. Quando chegou ao Brasil, a Blockbuster tinha como negócio principal a locação de filmes com fitas tipo VHS. Hoje, além disto, a empresa loca e vende fitas VHS, DVD, Videokê, possui em suas lojas quitutes e comida congelada para venda, além de proporcionar programas exclusivos para seus associados;

  3. Observe os lançamentos e os novos produtos que chegam nas dentais ou nos fornecedores de materiais e equipamentos odontológicos. Verifique que os lançamentos destes produtos estão com prazos cada vez menores e estão sempre com novos diferenciais que tentam atrair sua atenção e conquistar sua confiança.

Por todos os motivos discutidos, tomamos a liberdade de afirmar que nós estamos vivendo uma nova era profissional, chamada a Nova Odontologia., pois estamos, mais do que nunca, envolvidos em todos estas mudanças. É fundamental que nós entendamos este novo tempo e, com isto, consigamos visualizar nosso futuro.

Esta é uma época em que os aspectos técnicos são fundamentais, mas que não são mais os únicos fatores para o sucesso de um profissional ou de uma clínica. A chave atual para o sucesso é conseguir entender as mudanças no mundo ( claro que seus clientes também são afetados por elas ) e, com isto, propor novos produtos e serviços para seus clientes, verificar oportunidades de mercado não percebidas anteriormente, perceber que o "poder" não está mais em suas mãos e sim nas mãos de seus clientes, tomar ciência que a vantagem competitiva está na prestação de serviços diferenciadas que você deve fornecer, que você trata pessoas e não dentes e que, principalmente, para vencer neste mundo globalizado, você deve ser um verdadeiro profissional da Nova Odontologia: um excepcional técnico e um exímio educador, mas também um profissional polivalente que entenda de administração, gerenciamento, marketing, vendas e relacionamento com clientes.

Feliz Dia do Dentista nesta época de uma Nova Odontologia !


* O autor é cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia da USP, Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas ( FGV ), Especialista em Administração de Empresas – Capacitação Gerencial pela Faculdade de Economia e Administração da USP ( FEA / USP ) e Coordenador do Curso de Gestão em Odontologia – Capacitação em Administração e Marketing da ABENO.

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO

FALE CONOSCO