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Ano
III - Nº 47 -Segunda quinzena de novembro de 2001 |
Bernardino Marques de Figueiredo Filho * |
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"Marketing é uma filosofia empresarial que entende que uma empresa sobrevive com prosperidade quando consegue criar e manter clientes satisfeitos através da geração e comercialização lucrativa de utilidades, segundo um padrão de conduta respeitado e aceito pela sociedade"( 1 ) " Marketing é criar e manter clientes lucrativos, satisfazendo-lhes as necessidades e superando suas percepções" ( 2 ) Entre as inúmeras definições acadêmicas para o marketing, as duas citadas acima são as mais completas, pois incluem os pontos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer empresa: a ética e a lucratividade, baseados em um relacionamento com o fator mais importante de qualquer empresa, em qualquer atividade econômica: o CLIENTE ! Marketing é, na verdade, o estudo da melhor forma de relacionamento profissional com seus clientes dentro do segmento específico de mercado que você deseja atuar. Mas, o que é segmento específico de mercado ? O que isto significa ? Dentro de um cenário extremamente competitivo como o atual, onde o planejamento é imperioso para o sucesso de qualquer empresa, se torna impossível um cirurgião-dentista querer atender indistintamente todo o mercado, pois encontrará pessoas de diferentes níveis sociais, com interesses distintos, nível cultural variado, costumes diversos, estilos de vida específicos, religiões diferentes, etc...; tornando improvável que um profissional que se proponha a atender todo e qualquer paciente, sem levar em consideração os fatores citados, consiga estabelecer relacionamentos duradouros e lucrativos com seus clientes. Por isto, o princípio fundamental do marketing é a definição do público-alvo, ou seja, dentro do conjunto de todos os compradores reais e potenciais de um produto e / ou serviço ( definição de mercado ), é fundamental definir quem serão os consumidores específicos que você procurará atrair e manter dentro do seu consultório. Para conseguir este objetivo será necessário perceber oportunidades, conhecer as necessidades e desejos destes clientes e, com isto, delinear e desenhar serviços diferenciados e customizados que atendam a esta parcela específica do mercado. Dentro da nossa profissão existem várias formas de definição de público-alvo devendo, para isto, o cirurgião-dentista possuir pleno conhecimento de suas aptidões, virtudes e fraquezas ( tanto pessoais quanto profissionais ) e uma boa dose de criatividade para criar diferenciais competitivos, ou seja, fazer coisas "diferentes" e que atendam aos anseios de seus pacientes. Dentro da Odontologia, já encontramos alguns exemplos muito interessantes deste princípio fundamental de marketing:
De uma maneira geral, perceber as oportunidades do mercado e, com isto, definir e conhecer seu público-alvo é uma tarefa difícil, mas fundamental para que saibamos suas necessidades e desejos e possamos oferecer serviços que os atendam cada vez melhor, criando uma geração de clientes lucrativos e extremamente fidelizados, cumprindo, desta forma, o princípio fundamental do marketing. Boa sorte e mãos a obra !!!!! Referências Bibliográficas: (1): Teixeira, JCM,
Marketing é a razão de ser da empresa, Marketing Industrial n.7 Ano 3. Mai / Jul 1997; * O autor é cirurgião-dentista graduado pela USP, Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas ( FGV ), Especialista em Administração de Empresas Capacitação Gerencial pela FEA / USP, Coordenador do Curso de Gestão em Odontologia- Capacitação em Administração e Marketing da ABENO e Gerente de Odontologia da OMINT Assistencial Serviços de Saúde. |