artigos.gif (4618 bytes) logjornal.gif (4234 bytes)

Ano IV - Nº 56 -Segunda quinzena de outubro de 2002


Nunca deixe a Internet

Bernardino Marques de Figueiredo Filho*


bernardino.jpg (9013 bytes)


Após algumas edições ausente do Jornal do Site Odonto, estou de volta para discutir um tema fundamental para qualquer cirurgião-dentista atualmente: o uso da Internet e suas aplicações na Odontologia, pois são inúmeras as formas de melhorar a sua performance profissional e o desempenho de seu consultório com o uso da Internet, seja na busca de conteúdo ou na utilização de serviços disponíveis para os profissionais.

Me lembro que na época de faculdade, com os inúmeros trabalhos de conclusão das disciplinas ( e também das monitorias e estágios ), havia uma fila de espera de várias semanas para efetuarmos uma pesquisa na biblioteca utilizando o disco importado com os artigos selecionados na PubMed. Também não esqueço que ficávamos, no mínimo, três horas para selecionar todos os artigos que poderíamos utilizar em nossos trabalhos, consumindo tempo e paciência dos solícitos funcionários da Faculdade de Odontologia da USP. Hoje entro no site da PubMed ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi ) e realizo exatamente a mesma pesquisa em, no máximo, quinze ou vinte minutos e sem as semanas de fila de espera. Ponto para os usuários de Internet que buscam este serviço para pesquisa e / ou para dirimir dúvidas de sua atuação profissional no consultório !

As ferramentas de marketing ainda são imperiosas para os profissionais que querem se diferenciar no mercado, aumentando a percepção de seu público-alvo e ajudando a criar clientes mais fiéis e aumentando a rentabilidade dos consultórios odontológicos. Toda a comunicação com seus clientes ( cartas, folders, cartões, newsletter, etc...) pode ser substancialmente melhor aproveitada com o uso da Internet, com custo menor e penetração maior, pois o seu cliente pode repassar esta mensagem eletrônica para vários amigos, colegas de trabalho e familiares, o que é muito mais difícil com a comunicação impressa. Mais uma vantagem competitiva para quem usa a Internet como uma forma eficaz de relacionamento com seus clientes !

Recentemente conversei com um colega que possui dois centros de radiologia em cidades distantes aproximadamente 250 km entre elas. A estrutura criada em uma das cidades contemplava apenas 5 funcionários ( duas recepcionistas, dois técnicos em radiologia e um auxiliar ), pois todas as imagens eram realizadas e enviadas para laudos e análises pela Internet na outra cidade com redução de custos, aumento da eficiência e fazendo "rodar" com maior capacidade o seu instituto radiológico. Mais um ponto para quem aproveita esta tecnologia para alavancar o seu negócio !

Ainda não encontrei nenhum site brasileiro que me agradasse ao oferecer cursos on-line, pois a atual atratividade destes veículos é baixa e o conceito de educação a distância ainda não está totalmente amadurecido para a nossa realidade. Porém esta é uma tendência irreversível de mercado e, em um futuro próximo, cursos atraentes, bem elaborados, com estruturação e qualidade estarão presentes para compra pelos cirurgiões-dentistas. Com os cursos on-line você poderá realizar seu aperfeiçoamento e sua educação continuada, salvando as informações para futuras pesquisas.

Hoje uma grande parte dos cirurgiões-dentistas brasileiros já se relaciona com alguma empresa de odontologia supletiva ( convênios e credenciamentos ) ! Na grande maioria dos casos o envio de planos de tratamento e de informes da produção mensal é feito por fax ou correio, gerando um volume de papel e de informações elevado, aumentando custos e diminuindo a eficiência do processo. No futuro próximo, as empresas exigirão que todas estas informações sejam enviadas pela Internet em um processo já chamado de conectividade. Este processo aumentará a qualidade dos atendimentos, diminuirá custos, aumentará a satisfação dos dentistas e dos clientes e melhorará o resultado operacional. Todos os dentistas credenciados deverão estar conectados à Internet sob o risco de perder este contrato e, com isto, todos os pacientes atendidos. É importante o profissional se adiantar e já providenciar seu acesso à Internet também no consultório !

Finalmente a compra de materiais pela Internet já está em funcionamento em alguns sites brasileiros e permitem a aquisição de variados materiais e equipamentos direto destas lojas on-line. A partir do momento que esta cultura se difundir e as empresas tornarem o e-commerce um foco estratégico importante, haverá uma enorme facilidade e muitas vantagens para os profissionais que comprarem seus produtos pelos sites, além da facilidade de se poder entrar em qualquer loja durante 24 horas em 365 dias do ano.

De uma maneira geral eu quis apenas listar algumas utilizações da "grande rede" para melhora da performance e resultados dos cirurgiões-dentistas. O uso da Internet é ilimitado e fascinante ! Quando a classe odontológica de uma maneira geral se conscientizar das vantagens e do grande prazer que é navegar na Internet, ninguém mais conseguirá ficar fora deste mundo. Por isto eu repito: nunca deixe a Internet !

_________________________________________________________________________

* O autor é cirurgião-dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da USP, Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Administração de Empresas - Capacitação Gerencial ( setor de cursos MBA ) da FEA / USP, Coordenador do Curso de Capacitação em Administração e Marketing da Abeno e Gerente de Odontologia da OMINT Assistencial.
E-mails para fbernard@omint.com.br

PRIMEIRA PÁGINA

EDIÇÕES ANTERIORES

ARQUIVO DE LEGISLAÇÃO


FALE CONOSCO