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Ano III - Nº 38 -Segunda quinzena de maio de 2001


Marketing Aplicado à Saúde


Mudando para pior

No lugar errado tudo dará errado

Dr. Roberto Caproni*


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Quando tentamos fazer de uma forma e as coisas não saem como previstas precisamos mudar. A questão é: mudar para onde, se existem milhares de maneiras de se errar e apenas uma forma para se acertar?

Este foi o drama vivido por um dentista que tinha o seu consultório no centro de Belo Horizonte e resolveu mudá-lo para um dos bairros mais nobres, elegantes e exclusivos da cidade: o Mangabeiras.

Na sua visão esta era a medida correta. Assim procurou um prédio, entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Bandeirantes. Alugou uma bela sala no 14o andar de um dos edifícios mais exclusivos de Belo Horizonte. Fez as reformas, adaptou a sala para o seu consultório, tomou todas as providências para que o local ficasse aconchegante e agradável aos olhos do cliente. Agora seria se mudar e apenas esperar pelo consultório lotado de clientes de alto poder aquisitivo, que não reclamariam de preços, que valorizariam os seus serviços como ele próprio os valorizava. Não era assim tão difícil aplicar o marketing, pensou ele, depois de ter visto uma palestra de noventa minutos sobre o tema.

Ele ficou então esperando, esperando e esperando. Muitos meses se passaram e nenhum cliente apareceu. Seu consultório estava agora com mais problemas do que aquele que ele tinha no centro da cidade. Lá pelos menos ele tinha clientes que reclamavam dos seus preços. No novo consultório ele não tinha cliente algum. E pior, ele gastou uma pequena fortuna para fazer as instalações deste novo consultório.

Este foi o caso que este dentista me contou e esta foi a pergunta que ele me fez. Como você analisaria este caso e daria a ele uma resposta tecnicamente correta? Onde foi que ele errou?

Ele errou em tudo!

O erro mais evidente foi a mudança do seu consultório para um local onde ele não conhecia ninguém. O erro menos evidente e letal foi não ter feito um planejamento prévio. Ele poderia até mudar para o seu novo endereço e ter sucesso desde que tivesse elaborado um planejamento de ações sustentadas num diagnóstico organizacional. Como você poderia medicar alguém sem ter um diagnóstico prévio? Em marketing é a mesma coisa: antes de agir devemos ter um diagnóstico organizacional. Em cima deste diagnóstico elaboramos um plano de ações coerentes e sinérgicas, como se elabora um plano de tratamento para um doente.

Se fazemos tudo de forma correta, o prognóstico é sempre favorável. Se agimos pelo impulso, sem um planejamento prévio, a possibilidade de insucesso aumenta assustadoramente.

Quanto custa um erro deste?

Muito dinheiro, muito tempo, muito desgaste e aborrecimentos.

Um bom planejamento estratégico de marketing reduz o risco e aumenta a possibilidade de sucesso de um consultório, de uma clínica ou de um hospital. Quanto mais sofisticada e complexa a estrutura, mais importância dever se dar ao planejamento estratégico de marketing.

Se você ainda faz parte do grupo que confunde marketing com propaganda... Bem, sempre há tempo para rever conceitos e preconceitos embora o mercado cada vez mais competitivo nem sempre esteja disposto a esperar por retardatários.


* Dr. Roberto Caproni - É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciências do Comportamento.Possui cursos de marketing com as maiores autoridades mundiais  do assunto. É consultor  de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde no Brasil e no Exterior. É autor do livro best seller Marketing Interpessoal – O Contato direto com o cliente.
Mais informações sobre o tema poderão ser obtidas no site www.caproni.com.br ou pelo telefax (031)3773-7301.  

A reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais, revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico www.caproni.com.br

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