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Ano III - Nº 45 - Segunda quinzena de outubro de 2001
 



Marketing Aplicado à Saúde


AS EMPRESAS DE AMANHÃ
Nada existe de novo sob o sol

Dr. Roberto Caproni*

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O setor de serviços é responsável por 96% do PIB dos Estados Unidos e por 50% do PIB brasileiro. Este é o setor que mais cresce em todo o mundo.

Serviços não têm como ser avaliado pelos sentidos físicos de uma pessoa. A esta característica chamamos de intangibilidade. O serviço é diferente do produto que pode ser avaliado pela visão, pelo tato, pela audição, pelo cheiro e pelo olfato.

A forma de gerenciar serviços é totalmente diferente da forma de gerenciar produtos. Uma economia de serviços está estruturada fundamentalmente na qualidade da informação. Um médico clínico trabalha com informações para fazer o diagnóstico de uma doença e propor um tratamento seguro para seu cliente. O médico desatualizado sobre os novos meios de diagnóstico não tem como propor um tratamento adequado e seguro para um doente, simplesmente porque ele não tem a informação adequada para isto.

A área de ação da medicina é muito ampla. Assim existem as especialidades médicas. Por melhor que seja um cardiologista ele não estará apto para fazer uma cirurgia no cérebro de alguém porque esta é a área da neurologia. Tudo isto é muito óbvio, você deve estar pensando. Será mesmo?

Um consultório, uma clínica, um laboratório ou um hospital é uma organização viva. Ela está em constante interação com o meio externo. Desta forma ela pode estar saudável ou doente.

Uma consultoria de marketing possui uma perfeita analogia com uma consulta médica. Assim trabalhamos com diagnóstico, planos de tratamentos e prognósticos organizacionais.

Um planejamento estratégico de marketing é como o planejamento de um tratamento clínico. Mas ainda não é o tratamento. Para o tratamento precisaremos de uma equipe de profissionais: uma psicóloga organizacional se houver necessidade de recrutar, selecionar e treinar pessoas; uma arquiteta especializada na área da saúde se tivermos que identificar um novo ponto ou criar uma identidade na apresentação do atual ponto com os clientes do público-alvo; um designer para criar uma marca e logomarca para a clínica, além de sistemas operacionais de controle através de modernos softwares.

Para se fazer o diagnóstico e o tratamento de um doente você precisa de laboratórios, de medicação adquirida em farmácias, de enfermeiras para ministrar os medicamentos de forma adequada, de clínicas de radiologia...etc., etc. etc. Na verdade você precisa do empenho e do esforço de toda uma equipe e da colaboração do doente para obter os resultados desejados.

Numa organização o processo é o mesmo: precisamos de toda uma equipe para obter os resultados desejados.

Se você é médico, o dono do laboratório de radiologia tem que ser um empregado seu? Não! Ele tem que ser sócio seu? Também não! Ele apenas é indicado por você porque você confia no seu trabalho.

Em marketing é a mesma coisa: uma psicóloga não tem que ser empregada ou sócia da empresa de consultoria de marketing. Ela deve ser de confiança! Por isto ela é indicada para ajudar no levantamento de informações para a elaboração do diagnóstico organizacional. Assim acontece com os outros profissionais que gravitam em torno daquele cliente.

No caso do médico, ele indica o laboratório de sua confiança. O cliente tem que ir ao laboratório indicado? Não! Esta é uma opção do cliente. O mesmo acontece numa consultoria de marketing: se você já tem um arquiteto da sua confiança você não precisa contratar os serviços da arquiteta indicada pelo consultor. Você simplesmente precisará de uma arquiteta especializada em saúde. Pode ser qualquer uma com esta qualificação. Se ela entender de marketing melhor ainda!

A Caproni é uma empresa de consultoria especializada em Marketing Aplicado à Saúde. Assim para fazer diagnósticos, planejamentos estratégicos e implementação para obtenção dos resultados desejados, necessitará de serviços complementares de diversos profissionais. Quando estes profissionais se reúnem para atender a um cliente tem-se uma equipe. Uma equipe de tempo de vida variável em função das necessidades e do nosso cliente.

Esta forma de organizar recursos para se atingir um objetivo na moderna economia de serviços é considerado o mais avançado conceito gerência do momento. Dá para acreditar?! O conceito que está revolucionando o pensamento gerencial moderno nasceu na medicina.

Uma das profissões mais antigas do mundo é a medicina. Medicina é serviço! Quem mais entende de serviço no mundo são os médicos.

Se os médicos entendem tanto assim de serviços, por que então eles estão com tantos problemas com seus clientes? Porque eles estão administrando serviços como se administram produtos.

Se você quer encontrar o caminho para o futuro volte às suas origens. Dê uma olhada no passado.

Quando idealizei a Caproni Consultoria de Marketing Aplicado à Saúde eu evidentemente queria que ela utilizasse o conceito gerência mais moderno do mundo. Num curso que fiz com Tom Peters, um dos maiores pensadores de negócios da atualidade, ele apresentou o conceito das empresas do amanhã. Refletindo sobre este conceito eu percebi que as empresas de serviços de amanhã são idênticas às empresas de serviços de ontem.

E aí, você entendeu agora como funciona a Caproni ou ainda tem alguma dúvida? A Caproni é uma empresa prestadora de serviços, que cobra por consultas, e que em função das suas necessidades e desejos, monta uma equipe temporária para ajudá-lo a obter os resultados que você deseja para a sua organização: um simples consultório, um laboratório, uma clínica ou um hospital.

Nada existe de novo sobre o sol!


* Dr. Roberto Caproni - É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciências do Comportamento.
Possui cursos de marketing com as maiores autoridades mundiais  do assunto.
É consultor  de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde no Brasil e no Exterior.
É autor do livro best seller Marketing Interpessoal – O Contato direto com o cliente.
Mais informações sobre o tema poderão ser obtidas no site www.caproni.com.br ou pelo telefax (031) 3773-7301.  

A reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais, revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico www.caproni.com.br

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