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Ano V - Nº 74 - Outubro de 2003 - 1º Quinzena
 



Marketing Aplicado à Saúde

Como vencer em mercados
altamente competitivos
Melhore a sua eficácia operacional e
tenha uma ação diferenciadora

Dr. Roberto Caproni *

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  Com o marketing você pode melhorar o seu resultado financeiro, a sua qualidade de vida e o seu prestígio social através de um excelente atendimento ao cliente. Para isto você deve atuar em duas frentes:
  1. Melhorar a eficácia operacional do seu consultório ou clínica através do Marketing de Relacionamento.

    Melhorar a eficácia operacional quer dizer fazer melhor e com menor custo aquilo que você já faz. Para isto avalie as melhores práticas no seu Mix de Marketing: Produto Clínico, nas Pessoas que fazem parte do produto clínico, no Ponto, no Preço e na Promoção. Procure corrigir as falhas existentes aumentando a sua produtividade. Isto o tornará mais competitivo no mercado e aumentará a sua lucratividade.

    Treinar todos os seus funcionários, auxiliares e recepcionistas em Excelente Atendimento ao Cliente aumentará a sua produtividade e ajudará você a manter os clientes já existentes. Somente melhorar a eficácia operacional não atrairá novos clientes para você. Melhorar a eficácia operacional de um sistema é como jogar para empatar o jogo. Você não perde mas também não ganha o jogo.

  2. Encontrar e evidenciar um diferencial competitivo que atraia novos clientes através do Marketing Estratégico.

O que atrai novos clientes é o seu diferencial competitivo de mercado. O diferencial competitivo ideal deve ser único e exclusivo por um tempo indeterminado. Muitas vezes analisamos o seu Mix de Marketing e não encontramos uma ação diferenciadora que possa ser evidenciada através de uma estratégia. Neste caso a ação diferenciadora deve ser buscada fora da organização. Para isto avalie a possibilidade de fazer parcerias estratégicas que diferencie a sua oferta e atraia novos clientes para você. Ter uma ação diferenciadora é fazer o gol da vitória.

Você será competitivo em qualquer mercado do mundo se tiver eficácia operacional e uma ação diferenciadora exclusiva por tempo indeterminado. Ter uma ação diferenciadora sem ter eficácia operacional ou ter eficácia operacional sem ter uma ação diferenciadora de nada adiantará.

Quem não tem eficácia operacional nem uma ação diferenciadora não possui as condições mínimas para atuar em mercados competitivos. Infelizmente está é a realidade da imensa maioria dos profissionais de saúde em nosso país.

Estude o Marketing Aplicado à Saúde. Faça cursos e leia livros sobre o tema. Estas simples medidas farão uma grande diferença na sua vida profissional. Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo não existe mais espaço para profissionais que ignorem o gerenciamento da sua atividade profissional.


* Dr. Roberto Caproni - É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciências do Comportamento.
Possui cursos de marketing com as maiores autoridades mundiais do assunto.
É consultor de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde no Brasil e no Exterior.
É autor do livro best seller Marketing Interpessoal – O Contato direto com o cliente.
Maiores informações sobre o tema poderão ser obtidas no site www.caproni.com.br ou pelo telefax (+31)3773-7301.

A reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais, revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico www.caproni.com.br

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